sábado, 3 de outubro de 2009

Nhoques para Congelamento



01 litro de leite
01 kg de batata
04 - 05 copos de farinha de trigo
100 gr de manteiga ou margarina
Sal a gosto
Descasque e pique miúdo a batata. Cozinhe-as em água e bastante sal e logo em seguida esprema em ponto de purê. Bata a batata no liquidificador com metade do leite e leve ao fogo junto com o restante do leite, a manteiga e mais um pouco de sal, se necessário. Quando ferver, coloque a farinha aos poucos, sempre mexendo. Quando estiver bem cozida a massa, coloque sobre mármore polvilhado com um pouco de farinha de trigo e sove bem enquanto quente. Faça cordões e corte em pedaços. Coloque-os em assadeira untada com óleo ou margarina e leve para congelar em aberto. Depois que virarem pedrinhas, coloque-as em saco plástico. Para descongelar, coloque as pedrinhas no molho de sua preferência, bem fervente.
Nhoque De Maionese:
02 xícaras de leite
04 c. de sopa de maionese
02 xícaras de farinha de trigo
01 unidade de tablete de caldo, sabor a gosto
Sal e noz moscada a gosto
Numa panela em fogo médio coloque o leite, o sal e a maionese e mexa até ferver. Assim que levantar fervura, desligue e coloque a farinha de trigo, mexendo bem rápido para não empelotar. Volte a massa ao fogo baixo mexendo por mais 01 ou 02min. Transfira para uma superfície lisa, faça rolinhos e corte os nhoques. Coloque-os num prato de servir, regando-os com o molho de sua preferência.

Nhoque Fácil
150 gr de margarina
3 xícaras de chá de leite
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 batatas médias cozidas e amassadas
0,5 xícara de chá de queijo ralado
Molho de sua preferência

Em uma panela coloque o leite, a margarina e as batatas. Mexa até levantar fervura e acrescente a farinha e o queijo ralado e continue mexendo até soltar do fundo da panela. Retire a massa da panela e coloque em cima de um mármore ou mesa e sove a massa. Depois de morna, retire uma quantidade e faça um rolinho, cortando em pedaços no tamanho que preferir. Depois de cortado, coloque em uma travessa e acrescente o molho de sua preferência.
Essa massa é perfeita para fazer nhoque recheado. Pegue uma quantidade de massa, faça uma bolinha, depois amasse abrindo para colcocar o recheio de sua preferência, feche-os fazendo uma nova bolinha e depois acrescente o molho de sua preferência.
Esses Nhoques podem ser aquecidos em micro-ondas e não é preciso cozinhar os nhoques na água e sal, conforme outras receitas tradicionais.

2 comentários:

Nereime disse...

nhoque é bem trabalhoso mas se a receita é boa vale a pena pelo resultado!
bjs

BiBi disse...

Obrigada pelo incentivo, querida Nereime. Bj!!!!!!!!!!!!!