sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Alcatra no Sal Grosso

01 kg de miolo de alcatra
01 kg de sal grosso
01 cabeça de alho
01 xícara de creme de leite fresco
03 c. de sopa de manteiga
Pimenta-do-reino a gosto

Tempere a carne com a pimenta-do-reino e reserve. Disponha duas folhas de papel-alumínio em uma assadeira, em forma de cruz e faça uma camada de sal grosso de 01cm de espessura. Ponha a carne sobre o sal e salpique o restante do sal grosso sobre a carne. Feche as pontas da cruz de papel-alumínio para formar um envelope e leve ao forno por aproximadamente 01 hora. Durante o cozimento, faça o molho:
Amasse os dentes de alho e ponha em uma panela. Junte o creme de leite e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 15min ou até o alho ficar bem macio. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Devolva à panela e, no fogo baixo, incorpore a manteiga aos poucos, batendo com um garfo. Tempere com a pimenta e reserve.
Retire a assadeira do forno e deixe a carne descansar por 10min. Afaste a camada de sal de cima e levante a carne. Bata com a parte de trás de uma faca para retirar todo o sal e sirva imediatamente com o molho de alho. Calcule 25min de tempo de forno para cada 500 gr de carne mal-passada, 30min para ao ponto ou 35min para carne bem-passada.

Nenhum comentário: