domingo, 25 de outubro de 2009

Pastas com Pimentão

Pasta de Pimentão Picante:
01 kg de pimentões vermelhos bem maduros
02 unidades de tomate maduro
02 unidades de cebola
0,5 xícara de azeite de oliva
03 dentes de alho
02 c. de chá de pimenta calabresa
Sal a gosto
01 xícara de farinha de rosca

Tire as sementes dos pimentões e tomates e pique-os, assim como as cebolas e dentes de alho. Doure o alho no azeite e junte todos os ingredientes. Deixe refogar até reduzir um dedo da mistura. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador até virar uma pasta. Misture a farinha de rosca, volte a mistura ao fogo brando e reduza mais um pouco, até o ponto de geléia. Deixe curtir uns 02 dias antes de consumir.
Sardela:

0,5 kg de tomates bem vermelhos sem sementes
0,5 kg de pimentão vermelho sem sementes
05 dentes de alho descascados
01 xícara de azeite de oliva
100 gr de alicci ou sardinha anchovada
Louro em pó, pimenta do reino, pimenta calabresa e orégano a gosto

Lave bem os tomates e os pimentões. Coloque-os no liquidificador junto com o alho e bata até virar um creme. Se precisar, acrescente um pouco de água, mas muito pouco, só para bater. Acrescente então o restante dos ingredientes (menos o azeite) e bata ligeiramente.
Coloque metade do azeite numa panela alta junto com a mistura batida no liquidificador. Tampe e deixe cozinhar até que fique na consistência de extrato de tomate, sempre mexendo a mistura. Assim que começar a borbulhar, abaixe o fogo e continue mexendo. No final acrescente o restante do azeite. Deixe esfriar e leve à geladeira. Sirva com torradas, falsos taquitos ou pão italiano em fatias.

Nenhum comentário: