quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Minha Feijoadinha

Assim é o nosso feijão aqui no Rio de Janeiro. Delicie-se!
01 kg de feijão preto
02 pés de porco salgados cortados ao meio
04 folhas de louro
01 c. de chá generosa de tempero misto (cominho e pimenta do reino)
500 gr de carne seca em pedaços
500 gr de costela salgada em pedaços
300 gr de bacon em cubos
02 linguiças de paio em pedaços
02 linguiças calabresa em pedaços
Refogado:
02 cebolas picadinhas
01 cabeça de alho esmagada
Azeite de oliva
01 c. de sopa de colorau
02 unidades de tablete de caldo de bacon ou costelinha de porco
01 c. de chá de alecrim seco
01 c. de chá generosa de pimenta do reino
01 maço de coentro picadinho
Lave bem os pés de porco, a carne seca e costela salgada. Deixe de molho de véspera coberto com água. Cate e lave o feijão e como as carnes salgadas, deixe de molho em água de véspera.
No dia seguinte dia seguinte escorra a água das carnes, lave-as novamente e escalde-as em água quente por 03 vezes (até que saia o sal). Em uma panela de pressão de 07 litros, ponha os pés de porco com as folhas de louro e a c. de chá de tempero misto, cubra com água e cozinhe por 15min na pressão. Abra a panela e coloque então o feijão com a água do molho e o restante dos salgados escaldados, mais os pedaços das linguiças e o bacon lavados. Cubra tudo com água, passando uns 03 dedos da altura dos ingredientes, e cozinhe por mais 20min. Novamente abra a panela e verifique se os salgados já estão cozidos. Retire-os para reserva e faça o refogado da feijoada:
Em uma panelinha, doure a cebola e o alho em azeite de oliva. Junte o colorau e os tabletes de caldo, mexendo para dissolvê-los. Junte um pouco do caldo do feijão cozido, o alecreim e a pimenta do reino. Mexa e vire todo este tempero no feijão que está na panela de pressão. Mexa, tampe novamente a panela de pressão e cozinhe, agora com os temperos, por mais 10min. Apague o fogo da panela, retire a pressão e verifique o feijão cozido. Retorne os salgados à panela e volte ao fogo para engrossar, caso necessário, verificando o sal. Junte o coentro picadinho, mexa e sirva com arroz branco, couve refogada no alho, farofa, molho à campanha e molho de pimenta.

Nenhum comentário: