terça-feira, 13 de outubro de 2009

Conservinhas para Sushi

Essas conservas eu vi no blog da Marisa Ono e me encantei com sua simplicidade e variedade. Vale muito a pena visitá-la!
Shioga Gari (Conserva de Gengibre):
02 kg de gengibre novo, claro e de pele fininha
08 c. de sopa rasas de sal
05 xícaras de vinagre de arroz
02 xícaras de água
1,5 xícara de açúcar
Raspe os gengibres com uma faca e lave-os. Fatie fino com um cortador de legumes e salgue, deixando descansar uma noite coberto com filme plástico na geladeira. No dia seguinte escorra bem e acomode em um pote grande, deixando espaço. Não aperte. Ferva o vinagre com a água e o açúcar até que o açúcar se dissolva e despeje quente sobre o gengibre. Dê uma mexida para tirar eventuais bolhas de ar e tampe, deixando descansar novamente em geladeira por mais alguns dias antes de consumir. Esta conserva pode ganhar uma cor mais rosada se você deixar a parte avermelhada do broto, próximo ao caule, ou usar uma quantidade mínima de corante vegetal vermelho. Se aferventar o gengibre por 30seg, o gengibre ficará amarelado. Há quem prefira com mais açúcar. Dura bastante tempo em geladeira.
Sunomono (Conserva de Pepino):

02 kg de pepino japonês finos, lavados e sem as pontas
01 lata de cerveja para cada 02 kg de pepino
Sal e Açúcar a gosto
Salgue os pepinos juntando uns quatro de cada vez e rolando-os sobre o sal em uma tábua de carne, fazendo ligeira pressão. O sal vai arranhar levemente a superfície do pepino, penetrando-o melhor. Deixe que descansem durante cerca de 04 horas em temperatura ambiente para suarem. Lave os pepinos após esse processo. Em um recipiente com tampa misture a cerveja com o sal e açúcar a gosto. Junte os pepinos e não se preocupe se a solução não cobrir todos eles. Com um dia ainda estará com pouquíssimo sal e algum cheiro de cerveja, mas o sabor vai melhorando com o tempo, assim como o aroma. Deixe curtir alguns dias (após 03 ou 04 dias, o cheiro de cerveja diminui). Dura 02 semanas na geladeira, sem problemas.
Asazuke de Rabanete (Conserva Rápida):
400 gr de rabanete
10 gr de sal
02 c. de sopa de açúcar
02 c. de vinagre branco ou vinagre de arroz
Corte os rabanetes em fatias finas, usando um cortador de legumes. Misture o sal, o açúcar e o vinagre. Deixe em um pote fechado, na geladeira, por algumas horas ou de um dia para outro. Escorra e sirva. Pode ser usado com este mesmo processo de preparo: pepino, repolho, nabo em tirinhas, cenoura em tiras finas, acelga. Ajuste sal e açúcar conforme seu gosto. Há também quem junte fatias finíssimas de gengibre e pimenta vermelha. O segredinho de muitos restaurantes japoneses é usar glutamato monossódico. Fica a critério.
Asazuke de Acelga:

0,5 acelga média
Sal a gosto
04 c. de sopa de óleo
01 dente de alho picado
01 pimenta dedo-de-moça em rodelas
Gengibre em tirinhas finíssimas
01 cenoura pequena em tiras finas
03 c. de sopa de açúcar
04 c. de sopa de vinagre branco
Gotas de óleo de Gergelim
Corte a acelga em quadrados médios. Salgue levemente e deixe descansar por algumas horas para a acelga soltar água. Esprema bem, misture com a cenoura e reserve. Frite o alho e a pimenta no óleo, até começar a dourar. Junte o gengibre e deixe levantar cheiro. Retire do fogo, adicione o vinagre (cuidado, o vapor pode provocar tosse) e o açúcar. Misture e despeje sobre a acelga. Tempere com gotas de óleo de gergelim e confira o sal. Leve à geladeira para esfriar ou sirva imediatamente. A quantidade de açúcar, vinagre, pimenta e gengibre são só uma referência. Ajuste a seu gosto.
Essa conserva abaixo eu também achei bastante fácil e também irei experimentar.
Pickles Fácil:
01 kg de Pepino Japonês com casca
01 xícara de vinagre
01 xícara de água
02 cebolas em rodelas finas
05 folhas de louro
Grãos de mostarda
Alcaparras
02 c. de sopa de sal
02 c. de sopa de açúcar
Lave os pepinos e corte-os em rodelas no cortador de legumes. Seque-os bem. Levar todos os outros ingredientes ao fogo e quando começar a ferver, despeje os pepinos em rodelas. Deixe ferver por alguns minutos e desligue o fogo. Tampe a panela e passe o pickles para um vidro esterilizado somente depois de completamente frio. Conserve em geladeira.

2 comentários:

Unknown disse...

Bianca...mas isto é bom demais da conta......

BiBi disse...

Amo os pepininhos, pickles.....