sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Torresmo Pururuca

Receita e foto de Leandro, preparada na sua Pequena Cozinha
02 mantas de barriga suína fresca com cerca de 1,5 kg cada (toucinho)
02 L de óleo de soja novo, sem uso anterior
01 c. de sopa de sal
Retire o excesso de gordura das mantas e lave-as em água corrente. Corte as mantas em fatias finas, de cerca de 1,5 cm. Faça também alguns riscos transversais com a faca sobre a pele do toucinho. Leve os pedaços de barriga ao fogo em uma panela grande, cobrindo-os com 01 litro de óleo. Em fogo médio e 25min depois, o torresmo começará a mudar de cor e obter uma textura mais dura. Agora é hora de acrescentar o sal, que começará à estalar e ficar com algumas bolhas brancas. Esse processo leva uns 20min.
Retire os torresmos da panela sem apagar o fogo, escorrendo bem e levando à um recipiente que possa ser colocado na geladeira (não use papel absorvente). O óleo deve ficar no fogo por mais 05min, à fim da água liberada no preparo evaporar. Deixe o óleo esfriar bem e cubra os torresmos pré-fritos, levando à geladeira por dois dias, no mínimo.
No dia de preparar e saborear seu torresmo, leve a gordura que endureceu durante os três dias na geladeira à uma panela, em fogo baixo (cerca de 100ºC). Em outra panela, esquente mais 01 litro de óleo virgem em fogo alto. Quando a gordura tiver derretido, subirão algumas bolhas brancas… Aí é hora de retirar os torresmos desta panela de temperatura mais baixa e jogar na panela com o óleo mais quente. Ele vai pururucar na hora!

Um comentário:

BiBi disse...

Isso é bom demaaaaaaaaaaaaaais!!!!!!!!!!!!!!