terça-feira, 10 de novembro de 2009

Homus Tahine

250 gr de grão de bico
06 c. de sopa de Tahine (pasta de gergelim)
0,5 xícara de azeite de oliva
03 dentes de alho
Suco de 01 limão
Sal a gosto
Cebolinha, Zatar e Azeite de Oliva para decorar
Deixe o grão de bico de molho de véspera. No dia seguinte, cozinhe na mesma água do molho até ficar macio (pode ser em panela de pressão), reservando a água do cozimento. Bata no liquidificador o azeite de oliva com o tahine, o alho, o limão e o sal. Acrescente aos poucos o grão de bico ainda morno e bata até formar uma pasta. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco mais de água do cozimento, até a textura desejada. Quando o homus esfria, endurece um pouco. Arrume em um prato fundo, formando um morrinho e alise com um garfo. Leve à geladeira e deixe por aproximadamente 01 hora. Na hora de servir, decore com o Zatar, a Cebolinha verde picada e regado com azeite. Sirva com pita, wrap ou taquitos.
Tahine:

Sementes de gergelim branca, preta, com ou sem casca, dependendo do seu paladar.
Comece tostando o gergelim em uma frigideira, fogo baixo, mexendo sem parar com uma colher de pau, até que a cor e o cheiro mudem e as sementinhas comecem a estalar entre os dentes. Atenção para não queimar o gergelim, que amarga quando queimado.
Bata as sementes de gergelim tostadas no liquidificador até que se torne uma pasta; mas como é muito difícil (o correto é usar um pilão), dou uma "forcinha" regando com azeite. Mas é preciso bater pequena quantidade de cada vez, sempre limpando as pás e lados do liquidificador quando preciso.

Nenhum comentário: