sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Quiche de Alho Poró

Recheio:
02 alhos porós em rodelas
01 cebola média cortada fininha
100 gr de manteiga ou margarina
Azeite de Oliva
01 tablete de caldo de legumes
02 copos de leite (medida copo de requeijão)
03 c. de sopa de farinha de trigo
100 gr de queijo ralado
100 gr de presunto fatiado, em tirinhas
03 ovos grandes em temperatura ambiente
Sal e pimenta branca a gosto
Massa:
02 xícaras de farinha de trigo
150 gr de manteiga ou margarina
Azeite de Oliva ou Óleo de soja
Sal a gosto
Água para dar ponto
Prepare primeiro o recheio: Refogue na manteiga e em um pouco de azeite, o tablete de caldo, os alhos porós e a cebola, até murcharem. Dissolva bem o leite a farinha de trigo e junte ao refogado, sempre mexendo até engrossar. Reserve 04 c. de sopa de queijo ralado e junte o restante e o presunto ao creme. Reserve para amornar enquanto faz a massa.
Massa: Em uma tigela amasse delicadamente a farinha de trigo com a manteiga e sal, até obter uma farofa grossa. Agregue um pouco de azeite ou óleo de soja e água (no máximo, 02 c. de sopa de água!), até que a massa forme uma bola. Deixe descansar enquanto termina o recheio:
Em um prato, bata os ovos com o auxílio de um garfo. Ponha uma concha do creme do recheio (que estará morno) nos ovos e mexa. Ponha mais uma ou duas conchas, misture e derrame a mistura em todo o recheio da panela. Agregue bem os ovos ao recheio e finalize temperando com sal e pimenta branca.
Estenda a massa em uma forma de aro removível e derrame o recheio de alho poró. Salpique o queijo ralado reservado e asse a quiche em forno médio até dourar bem.

Nenhum comentário: