quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Geléias de Limão

Para coberturas, recheios ou para simplesmente comer às colheradas com um queijinho branco...

Geléia I:
100 gr de margarina sem sal
300 gr de açúcar refinado
Raspas e suco de 04 limões médios
03 unidades de ovo
Derreta a margarina em fogo brando e junte o açúcar e o limão. Bata as no liqüidificador, juntando as gemas uma a uma. Junte as duas misturas na panela e mexa delicadamente até aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar para utilizar.

Geléia II:

01 unidade de ovo
250 gr de açúcar refinad
o
Suco e raspas de 02 limões

Em uma batedeira, bata o ovo inteiro com o açúcar até obter uma pasta. Junte as raspas e suco do limão e acrescente ao ovo batido. Leve a mistura ao fogo lento sem que ferva, por 15min. Deixe esfriar para utilizar.



Geléia III:
09 limões Sicilianos grandes (limão amarelo)
01 Kg de açúcar refinado
02 Kg de açúcar refinado
01 laranja Pera ou Bahia, grandes
01 c. de chá de baunilha
Canela em pau a gosto
Lave os limões e a laranja e corte-os em rodelas. Retire as sementes e depois corte as rodelas em tirinhas. Coloque tudo em uma vasilha com a baunilha, a canela e 01 kg de açúcar. Cubra tudo com água e reserve de véspera. No dia seguinte leve essa mistura ao fogo e assim que ferver, retire do fogo. Coe metade do líquido formado e substitua essa quantidade por água fria na panela. Deixe tudo esfriar bem e leve ao fogo, juntando desta vez os 02 kg de açúcar restante. Cozinhe tudo por 45min, sempre mexendo. Após esse tempo, faça o teste do ponto de geléia: coloque uma colher da calda em um pires. Se ficar firme, sem escorrer, está pronto. Deixe amornar e coloque em potes de vidro com capacidade de 500gr, esterilizados em água fervente. Deixe esfriar completamente antes de vedar os potes. Rende 03 potes de 500gr.

2 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADORO PASSEAR PELO SEU BLOG CHEIO DE NOVIDADES É COISAS BOAS JÁ FIZ ALGUMAS RECEITAS SUAS SÃO ÓTIMAS!
BJIM

fimere disse...

une belle réalisation comme a chaque fois bravo
bonne soirée