quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Camarão Seco Caseiro

Foto da Dantas e adaptação da receita de Jair Pimentel Filho
02 kg de camarão Sete Barbas com casca
02 unidades de limão (somente o suco)
01 unidade de cebola ralada
03 unidades de folhas de louro
04 colheres de sopa de sal
Coloque os camarões lavados em uma bacia e esprema os limões por cima. Mexa bem e em seguida lave os camarões em água corrente, retirando a cabeça dos que estiverem moles e conservando as que estiverem firmes. Ponha a cebola em uma panela e junte os camarões, as folhas de louro e 02 c. sopa de sal. Complete com água até cobrir tudo e leve a panela ao fogo brando, mexendo de vez em quando até ferver. Desligue o fogo e escorra os camarões.
Disponha-os em uma assadeira e polvilhe, espalhando bem, o restante do sal e leve ao forno pré aquecido bem quente até torrar.
O segredo para ficar gostoso está no acompanhamento que deve ser feito, revolvendo os camarões no forno de vez em quando, deixando-os bem sequinhos. Retire alguns para ir "testando", tendo que ficar bem crocante. Quando estiver pronto, deixe esfriar e coloque em vidros de maionese esterilizados. Se conserva bem, mas com o passar do tempo ele volta a ficar úmido. Fica uma delícia e podem ser consumidos com ou sem a casca.
Para tempero, dê uma lavadinha em 02 a 03c. sopa de camarão seco e processe com 01 cebola. Doure no azeite de oliva e junte àquela salada de feijão fradinho.

12 comentários:

Unknown disse...

Bianca....eu não consigo encontrar aqui o camarão seco. Menina me salvaste, até porque eu prefiro fazer em casa. Delícia. Adorei amiga. Beijão

grazi disse...

muito interessante !!!

BiBi disse...

Esse é um maravilhoso quebra-galho, amiga!!!

Com as cabeças já torradas eu faço um pó de camarão que dá um sabor maravilhoso! Bato as cabeças torradas e peneiro. O que sobrar é o pó de camarão pra usar em recheios, caruru, vatapá...

Hum...........

Nereime disse...

Eita coisa boa, amo um camarãozinho!!!
bjs

BiBi disse...

Rsrsrsrsrs.........

cico disse...

camarao seco no canada gracas a vc! valeuu

Emerson Carlos disse...

Boa demais essa receita aprendi e agora preparo o camarão todos os finais de semana para comer com os amigos tomando aquela cervejinha gelada

Dila Vidal disse...

Menina vc foi minha salvacao tb, nao consigo encontrar camarao seco aqui onde moro na Alemanha, somente uns pacotinhos defumados com mais ou menos 25g e carissimos. Agora vou fazer muito vatapá para minha filha paraense e minhas amigas do Norte brasileiro que tb moram aqui. Obrigada xuxu.

Antoni disse...

A partir de 2ª feira, só comerei camarão seco e feito do jeito que indica a receita acima.

Graciela disse...

Olá tudo bom eu gostaria de saber se posso fazer o processo com camarão congelado? obrigada

Kayna Larrat Reshef disse...

Tu bates as cabeças de camarao com agua ou sem? No liquidificador ou pilao?

Kayna Larrat Reshef disse...

Deu certo? Sou de Belém e aqui em Israel é impossível encontrar camarao seco.