domingo, 16 de novembro de 2008

Tomates e Pimentões Secos

Tomate Seco Rápido:
03 kg de tomate
01 c. de sopa de sal
1,5 xícara de açúcar
vinagre q.s.p. (quantidade suficiente para)
01 xícara de azeite de oliva
06 dentes de alho espremidos
01 c. de sobremesa de orégano
01 c. de sobremesa de sal
Louro e pimenta do reino a gosto
Corte os tomates ao meio e tire as sementes. Coloque uma colherinha de café de vinagre em cada tomate cortado e polvilhe com sal e açúcar. Coloque-os no microondas com a pele para baixo em um refratário grande por 25min, retirando o excesso de água dos tomates a cada 05min de forno. Depois desse processo, vire-os e deixe de 10 a 15min em potência alta ou até parar de sair água. Obs: Não coloque no micro os 03 kg de tomates de uma só vez, coloque os tomates de modo a completar o prato do micro, um ao lado do outro.
Após o processo do micro, leve os tomates ao forno alto (200°C) por 30min ou até que a pele fique um pouco seca. Desligue o forno, mas não os retire até que estejam totalmente frios.
Tempere com alho picado, folhas de louro, pimenta, azeite... Misture bem e coloque em vidros esterilizados (saiba como). Complete com azeite até o topo e deixe descansar alguns dias antes de consumir.
Pimentão Seco:
02 unidades de pimentão de cor a gosto
02 dentes de alho amassados
Sal e azeite de oliva a gosto
Corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento e leve para assar por cerca de 30min. Depois de assados, retire a pele e sementes, corte em tiras e tempere com sal e alho (acrescente temperos a gosto). Cubra com azeite e sirva, ficando melhor a partir do dia seguinte.

Um comentário:

Bolos Simples disse...

Esta receita parece ótima! Seguramente que vou fazer e já guardei o blog nos meus favoritos. Parabéns!