sábado, 7 de janeiro de 2012

Massa Pâte Sucrée - Chef Gordon Ramsay


250gr de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
180gr de açúcar refinado peneirado
1 c. de café de essência de baunilha
2 unidades de ovos grandes
500gr de farinha de trigo especial
0,5 c. de chá de sal


Coloque na batedeira a manteiga e açúcar. Bata até ficar macio e cremoso, mas não fofo. Junte a essência de baunilha e baixe a velocidade da batedeira para juntar os ovos, um a um, tomando o cuidado de raspar as laterais da tigela para que toda a massa fique bem misturada.
Misture a farinha com o sal e adicione à massa em 3 ou 4 etapas, sempre batendo em velocidade lenta, até que a mistura fique homogênea e comece a formar migalhas na massa. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e comece a juntar as migalhinhas, sovando ligeiramente com as mãos até que fique uniforme - não sove demais!!!
Divida em 3 porções iguais, embrulhe cada uma em filme plástico duplo e deixe na geladeira por 30min a porção que você for utilizar. As demais podem ser congeladas. Após os 30min, retire da geladeira, sove-a novamente bem de leve e abra com rolo.
* Cada porção da massa pâte sucrée é suficiente para forrar uma forma de 22cm. Embrulhe-a duplamente em filme plástico para congelar e quando descongelar, dê uma sovada de leve para esticar com o rolo.

Nenhum comentário: