quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Donuts com Açúcar de Lavanda - Chef Gary

440ml de leite
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
75g de açúcar refinado
4 unidades de ovos
20g de fermento fresco
4 xícaras (600g) de farinha de trigo
0,5 c. de chá de sal
Óleo vegetal para fritura
200g de geléia de framboesa
Chantilly para servir
Açúcar de Lavanda:
2 c. de chá de flores de lavanda
100g de açúcar refinado

Aqueça o leite em uma panela até amornar - 37Cº. Misture o açúcar refinado, manteiga e ovos. Coloque o fermento em uma tigela e quebre-o com as mãos. Junte cerca de 1 xícara da mistura de leite e misture para formar uma pasta lisa. Dissolva toda essa pastinha de fermento na mistura de leite, misturando bem.
Em uma outra tigela, junte a farinha e o sal e faça um buraco no centro. Aos poucos, despeje a mistura de leite, mexendo até ficar homogêneo. Cubra e deixe em um lugar quente para a massa crescer de 45min - 1h.
Enquanto isso, para o açúcar de lavanda, junte as flores de lavanda com o açúcar em uma tigela grande e esfregue com as mãos até que as flores estejam machucadinhas. Reserve de 15-20min para tomar gosto.
Despeje o óleo em uma panela até 1/3 da mesma. Aqueça em fogo médio-alto - 165Cº. Molde os donuts com a ajuda de uma colher e ponha no óleo a uma altura de 4cm. Frite por 3-4min, até ficar dourado e cozido. Retire, escorra em papel toalha e em seguida, passe os donuts no açúcar de lavanda.
Coloque a geléia de framboesa em um saco de confeitar pequeno com um bico de bordas retas. Pegue 1 donut e empurre bico adentro, o suficiente para rechear. Faça isso com cada um dos bolinhos. Sirva com creme Chantilly.

Nenhum comentário: