quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Rocambole de Mortadela

Receita e Foto do site Bem Feitinho
Há várias formas de se fazer esse tipo de lanche. Muda a receita da massa, o recheio, a cobertura... Mas é sempre gostoso. Acho que esse lanche depende muito da massa, por isso vou testando várias que encontro por aí. Gostei dessa.
Massa:
01 tablete de fermento biológico (15 g)
01 xícara de leite morno
02 colheres (sopa) de azeite de oliva
01 envelope de tempero para massas
01 colher (chá) de açúcar
01 colher (chá) de sal
03 xícaras (chá) de farinha de trigo (330 g)
Recheio:
02 colheres (sopa) de azeite de oliva
01 dente de alho processado com 0.5 cebola pequena
01 tomate médio sem pele nem sementes, picado
0.5 xícara de polpa de tomate
01 envelope de tempero para massas
sal a gosto
300 g de mortadela em fatias finas
300 g de mussarela fatiada
Massa:
Em uma tigela grande dissolva o fermento biológico no açúcar. Junte o leite morno e misture até dissolver completamente. Junte então o azeite, o tempero de massas, o sal e a farinha de trigo aos poucos. Sove até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 30min ou até que dobre o volume.
Recheio:
Em uma panela média refogue o alho e a cebola no azeite até dourarem. Acrescente o tomate, a polpa de tomate, o tempero para massas, sal a gosto e refogue mais um pouco. Retire do fogo e espere esfriar.
Montagem:
Divida a massa em 02 partes iguais e em uma superfície lisa e enfarinhada, abra cada uma delas até a espessura de 0,5 cm. Distribua o refogado de tomate pela superfície, disponha as fatias de mortadela e mussarela e enrole como um rocambole, fechando bem a emenda. Transfira o rocambole para uma assadeira grande, untada e enfarinhada e pincele a superfície com gema. Leve ao forno médio (180ºC), pré aquecido por 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida. Rende 02 porções.

2 comentários:

Simplesmente Mariza disse...

Bianca....socorro, o que é isto??????? São 16:55, estou morrendo de fome e me deparo com esta maravilha......Beijos amiga.

Neneli disse...

Bianca!!
Sumida..
Que delícia é esta??
Vou fazer ..amei!!
abç
Neneli