quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bolo Chocolate e Amendoim

Consegui fazer o maravilhoso bolo da Nanda! Não somente eu, mas todos que estavam no churrasco de comemoração ao dia das mães, gostaram do bolo. No UMQA4 pesquisamos uma idéia e a deixamos divagar com as nossas. Então fiz o meu Bolo Combinação Perfeita desse jeito:




Recheio de Paçoca como manda a receita.






Recheio:
550 gr de paçoca rolha, 0.5 lata de leite condensado e 01 cx de creme de leite.
Misturei esses ingredientes e levei à geladeira para ver se ia ter uma consistência melhor, mas não deu certo. Na próxima tentativa do recheio, acho melhor levar os mesmos ingredientes ao fogo até o ponto de brigadeiro mole (será assim que farei).


Dividindo o bolo com fio dental.=>


<=Bolo já dividido em 03 partes, certinhas!


Para o bolo usei a excelente idéia da Nanda e à massa dela mesclei o "Bolo Peteleco" da Néstle.
Bati no liquidificador:
03 ovos grandes em temperatura ambiente
01 xícara de óleo de soja e
01 xícara de amendoim torrado sem pele

Peneirei em uma bacia:
2,5 xícs de farinha de trigo
01 xíc de açúcar
01 xíc de achocolatado em pó
01 pitada de sal e
0.5 c. sobremesa de bicarbonato de sódio culinário

Misturei tudo e com uma colher de pau umedeci a mistura da bacia com a mistura do liquidificador, enquanto fervia 01 xíc de água.

Depois da mistura estar totalmente úmida, reguei aos poucos com a água fervente, misturando sempre. Acendi o forno na temperatura média e untei a base da forma, deixando as laterais sem untar. Peneirei 0.5 c. sobremesa de fermento em pó sobre a massa e misturei bem. Despejei a massa na forma e assei por mais ou menos 01h20min. Da próxima vez elevarei a quantidade de ovos para 04.



<=Falso Ganache assim que chegou ao ponto de brigadeiro. Aqui já tinha derretido a minha idéia de 200gr de chocolate ao leite.







Aqui o Falso Ganache totalmente frio, no dia seguinte ao preparo.=>



Enquanto o bolo assava, fiz a seguinte cobertura do Jean:
02 caixas de creme de leite
02 colheres sopa de manteia ou margarina
01 xíc. de chocolate em pó
01 xíc. de açúcar

Levei todos os ingredientes ao fogo até o ponto de brigadeiro, que é o que manda a receita original. Mas não levei fé que a mesma iria ficar em ponto de usar bico de confeitar e derreti no doce quente 01 tablete de 200gr de chocolate ao leite. Tampei a panela e deixei esfriar até o dia seguinte e como desconfiava, constatei que realmente com bico de confeitar, a cobertura é muito difícil de se trabalhar. É muito pegajosa. Mas para quem tiver paciência, até que sai umas pitangas.

Bolo assado, desenformei no prato de servir e aguardei amornar para cortar o bolo em 03 partes com fio dental, que deixa a massa retinha. Com o bolo na altura dos olhos, marquei de leve a massa onde o fio dental iria entrar para corte. Envolvi o bolo com o fio dental, dei um nó e puxei as pontas. Voilà! O bolo fica retinho, mesmo!!!!!!!!!!!
Depois lavei a forma que fiz o bolo e forrei com um pedaço de plástico (pode ser alumínio tb), para começar a montar o bolo. Coloquei a base e molhei com calda feita com 0.5 lata de leite condensado, 0.5 medida da lata de água e 02 c. sopa de whisky. Recheei com o recheio de paçoca, coloquei a outra metade da massa, calda e recheio e por último o topo do bolo, que também reguei com a calda. Cobri com papel alumínio e levei à geladeira de véspera.

No dia seguinte desenformei no prato de servir e cobri com a cobertura já bem fria. Para cobrir o bolo com mais facilidade, tive que mergulhar a colher em água constantemente enquanto ia cobrindo topo e laterais do bolo. Só assim consegui que ela se espallhasse por todo bolo. Sobrou bastante recheio, cobertura e elogios!

Bj!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Produtos que usei para o preparo do bolo:

6 comentários:

Marlene disse...

Nossa Bianca que coisa linda e mais deliciosa! Minha mistura favorita chocolate com amendoins!
Beijos

Bianca Ramos disse...

Bianca q bolo é esse menina!!!!!!
Lindo, divino!!!!!

Pam disse...

Nossa esse bolo parece delicioso, adorei seu blog.
beijinhos

Bibs disse...

Obrigada!!!!!

Volte sempre.

Simplesmente Mariza disse...

Bianca, cada vez mais competente. Que espetáculo amiga!

Bibs disse...

Obrigada, querida!
Te amo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!