terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pão de Queijo Profissional

Receita chef Álvaro Rodrigues com Foto blog do Tuxo
500 gr de polvilho azedo de boa qualidade
100 ml de água filtrada e fria
200 ml de leite frio
125 gr de gordura vegetal hidrogenada ou margarina
01 colher (sobremesa) cheia de sal
02 a 03 ovos médios, ligeiramente batidos (150ml)
50 g de queijo parmesão ralado fino
200 g de queijo meia-cura ralado fino
Bata rapidamente na batedeira o polvilho azedo com a água fria até que o mesmo esteja hidratado (se preferir, mexa com as mãos para desfazer os grumos que formam - a partir daí, só use a batedeira!). À parte, coloque em uma panela média o leite, a gordura vegetal e o sal e leve ao fogo até abrir fervura. Junte a mistura fervente ao polvilho hidratado e bata até obter uma massa lisa e brilhante. Junte os ovos inteiros, um a um, e continue batendo até ficar homogêneo. Por último, agregue os queijos e envolva delicadamente com auxílio de uma colher de cozinha. Distribua a massa em um refratário grande, cubra com filme plástico e leve à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte.
No dia seguinte, enrole os pães de queijo no tamanho desejado, coloque-os sobre chapas de alumínio sem untar, leve ao forno pré-aquecido à 200ºC e asse até que estejam bem dourados. Sirva quente. Rende 70 pãezinhos tamanho bolinha de ping-pong. Pode-se congelar as bolinhas e assar quando quiser. É uma receita muito fácil, não precisa nem mesmo sujar as mãos, pois só usamos a batedeira. Barato, rende muito.

4 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Tenho visitado sempreo seu blog e gosto muito do que tenho visto. Como adoro pão de queijo, sempre experimento receita nova (mesmo tendo uma que adoro). Esta vai para a listinha.
Bjs!

Unknown disse...

Profissional é outra coisa. Ficaram lindos.

Beijão

Unknown disse...

Sensacional! Nem vou comentar mais nada, não precisa.
Bjs

Unknown disse...

Bianca essa vai pra MINHA COLEÇÃO PRECIOSA DE RECEITAS DE PÃO DE PÃO DE QUEIJO PARA EXPERIMENTAR. Adoro pães de queijo, genial essa receita!
Beijos