terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Bolo Trufado de Abacaxi

Fotos de Josiane Wuleszny. Referência nas mesmas.
Massa:
06 unidades de ovo (em temperatura ambiente)
02 xícaras de açúcar
03 xícaras de farinha de trigo peneirada
01 copo americano de água
0,5 copo americano de óleo de soja ou de milho
01 colher de sopa de fermento em pó
Doce de Abacaxi:
02 unidades de abacaxi grande picado miúdo
02 xícaras de açúcar
Calda:
cascas de 01 abacaxi
01 xícara de açúcar
800 ml de água
cravo da índia a gosto
Trufa:
01 unidade de receita pronta de doce de abacaxi
01 kg de chocolate branco
02 caixas de creme de leite
02 colheres de sopa de conhaque
02 colheres de chá de essência de abacaxi
Doce de Abacaxi:
Descasque e pique o abacaxi bem miudinho. Escorra-o de seu caldo e cozinhe com o açúcar em fogo lento até apurar bem (de 15 a 20min). Reserve para esfriar.
Calda:
Leve ao fogo as cascas do abacaxi, a água, o açúcar e uns 04 a 05 cravos da índia. Deixe ferver em fogo baixo por 20min. Utilize depois de fria para regar o bolo.
Trufa:
Para a trufa, use um chocolate de boa qualidade. Não use fracionado nem hidrogenado, pois o resultado não é satisfatório. Derreta o chocolate no microondas e acrescente o creme de leite, o conhaque, a essência e o doce de abacaxi com o caldo que se formou na panela. Misture bem, cubra com papel filme e deixe na geladeira de 02 a 03 horas para a trufa ganhar consistência.
Massa:
Peneire a farinha de trigo com o fermento, ferva o óleo com a água, unte e enfarinhe uma fôrma de 30cm de diâmetro e pré-aqueça o forno à temperatura baixa (180°C). Bata de 07 a 10min os ovos inteiros com o açúcar, até que fique muito claro, quase branco e com bastante volume. Abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e despeje a água com o óleo. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma espátula ou fouet, misture aos poucos a farinha com fermento, tendo o cuidado de não perder o volume. Deite a massa na fôrma preparada e leve ao forno até que esteja dourado e que um palito, espetado no centro do bolo, saia limpo. Aguarde esfriar pelo menos 10min antes de desenformar.
Montagem e
Decoração:
Monte o bolo na própria fôrma que usou para assá-lo. Retire a massa já assada, lave a fôrma e forre-a com papel alumínio. Coloque uma parte da massa assada na fôrma forrada e monte o bolo:
- 01 parte da massa
- regue com a calda
- 01 parte do recheio trufado
- mais uma parte da massa
- regue com a calda
- mais uma parte do recheio trufado
- a última parte da massa
- regue com a calda
Cubra muito bem a fôrma, compactando o bolo e leve à geladeira de véspera. No dia seguinte, vire-o no prato que irá servir e decore a gosto com Chantilly e raspas de chocolate branco.

3 comentários:

Nancy Neide disse...

Lindo amiga...adorei....beijos

BiBi disse...

Obrigada, querida! Muitos beijos!!!

Chani disse...

Olá,gostei mmuito da receita, vou tentar fazer essa semana ainda, depois te conto o resultado, ahh tenho uma receitinha aqui q acho q vai gostar, depois te mando ok

muito prazer....rsrs