segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dobradinha com Feijão Manteiga

Foto de Mari Gaúcha
01 Kg de dobradinha
500 gr de feijão manteiga previamente deixado de molho

01 gomo de paio em rodelas
150 gr de bacon em cubos
03 batatas médias
04 unidades de cebola

04 unidades de tomate
Alho e sal a gosto
Coentro a gosto
02 unidades de cubo de caldo de costela
01 c. de sobremesa de colorau

O passo mais importante para o sucesso de uma boa dobradinha é a maneira de limpar o bucho. Corte o bucho e coloque para ferver em uma panela grande. Sempre que o bucho levantar fervura, escorra e troque por água fria, colocando para ferver novamente. Este processo dever ser repetido por 7 vezes, sendo que na última fervura, coloque na água 01 pitada de fermento químico em pó. Deixe ferver, escorra e lave bem em água fria. O bucho preparado assim já está cozido. Para facilitar o dia a dia, pode congelar o bucho assim processado e preparar sua dobradinha rapidinha sempre que quiser. Reserve.
Refogue numa panela de pressão a cebola com o alho e o colorau. Junte a dobradinha e os caldos de costela. Cubra a dobradinha com água, feche a panela e quando começar a chiar, conte 10min. Abra a panela e junte o feijão, colocando água se necessário. Feche novamente a panela e conte mais 20min depois de chiar. Abra a panela, coloque o paio, o bacon , a batata em cubos grandes, os tomates e mais cebola. Deixe cozinhar até as cebolas e tomates desmancharem para o caldo ficar bem grossinho. Experimente o sal e junte o coentro. Sirva com arroz branco.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou Mineiro e gosto muito da cozinha de minha terra, i felizmente moro fora do Brasil a 47 anos, mesmo depois de tanto tempo, ainda sinto em minha boca o delicioso sabor da comida mineira, vc está de parabems, somente em ler sua receita fiquei com a boca cheia da água, vc é sem duvida um otimo cozinheiro, neste momento estou a caminho do mercado para comprar a dobradinha, logo mais a noite irei degustar esta delicia seguindo suas instruções ao pé da letra, muito obrigado por esta receita sensecional...