sábado, 21 de julho de 2012

Bolo Fofo Salgado de Sardinha

Fotos de Adelaide
Massa:
03 gemas
04 c. s. rasas de margarina
1/2 xícara de chá de óleo vegetal
50 gr de queijo parmesão ralado
01 xícara de chá de leite
1 1/2 xícara de chá de amido de milho
2 xícaras de chá de farinha de trigo
01 pitada de sal
01 c. s. de de fermento em pó
03 claras em neve

Cobertura:
02 c. s. de azeite de oliva
0,5 unidade de cebola ralada
01 dente de alho amassado ou ralado
Pimenta do reino a gosto
0,5 sachê de molho de tomate refogado
02 latas de Sardinha ao óleo
01 tomate grande em rodelas
0,5 unidade de cebola em rodelas
Azeitonas a gosto
Orégano e mais Azeite de Oliva para regar


Primeiro o molho: Frite a cebola ralada e o alho. Coloque a pimenta do reino e o molho de tomate, deixando apurar um pouco. Adicione as sardinhas, com todo o óleo que tem na lata. Desligue o fogo e deixe esfriar bem. Aqueça o forno a 150ºC.
Massa: Na batedeira, primeiro bata as claras bem firmes e reserve na geladeira. Bata as gemas, margarina, óleo e o queijo ralado. Vá alternando a farinha, o leite, o amido de milho e o sal. Fora da batedeira, adicione delicadamente as claras em neve e por último o fermento. Coloque em um tabuleiro untado e enfarinhado. Por cima coloque o molho de sardinha (se quiser, reserve um pouco para colocar mais depois de assado), rodelas de tomate, cebola, azeitonas e orégano. Regue com o azeite. Leve ao forno pré-aquecido por 20min. Aumente o forno a 180ºC e asse por mais 20min. Tire o bolo do forno e coloque o restante do molho por cima. Sirva quente, morno ou frio. Rsrsrsrs...

3 comentários:

Renato disse...

Olá,

Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330 000 receitas dos sites web e blogs mais populares. No site criamos a seção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as poden encontrar utilizando nosso buscador. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Estamos à sua disposição!
Renato
Tuasreceitas.com.br

Luciana Farias disse...

Fazia um tempão que eu procurava uma receita assim. Fiz hoje e ficou maravilhoso! Com a sua permissão vou até postar no meu blog: cafepimentarosa.com. Pode?
Um abraço.

Bia Bibs disse...

Luciana Farias,

Claro que pode!

Bjs!!!!!!!!!!!!!