domingo, 25 de março de 2012

Quindim Econômico


04 unidades de ovos
04 unidades de gemas
02 c. de sopa de margarina
02 xícaras de chá de açúcar
01 pitada de sal
100gr de coco seco em flocos

Coloque o coco numa tigela e reserve. Peneire todas as gemas numa peneira por 2 vezes e depois bata rapidamente com todos os outros ingredientes no liquidificador. Despeje essa mistura sobre o coco e misture bem, deixe hidratar por 5min.
Unte bem as forminhas com margarina e polvilhe açúcar. Ou unte com glicose branca diluída num pouquinho de água. Arrume as forminhas numa assadeira e reserve.
Depois da mistura hidratada coloque a massa nas forminhas e deixe descansando por 15min. Coloque água fervente na assadeira (banho-maria) e leve para assar em forno médio até que esteja dourado (mais ou menos 1h). Depois de assado retire do forno e deixe amornar.
Passe uma faca em volta dos quindins, dê uma girada com os dedos, com a ajuda da faquinha, e retire o ar de um lado para desenformar.
*Dica: caso fique difícil desenformar, coloque um pouquinho de água fervendo na assadeira para os quindins tornarem a aquecer e soltarem da forminha.

Pasta de Alho

01 unidade de ovo
01 c. de chá de sal
01 c. de sopa de vinagre
01 c. de sopa de água
04 dentes de alho
Orégano a gosto
Óleo ou Azeite q.b.

Reserve o óleo e bata o restante dos ingredientes no liquidificador. Vá regando o óleo ou azeite, com o aparelho ligado, até dar ponto tipo maionese; Passe a pasta nos pães e leve à grelha da churrasqueira ou leve ao forno, até dourar.

Foto de Roselia

sábado, 24 de março de 2012

Bolo de Chocolate 5 Minutos

200gr de chocolate meio amargo
80gr de manteiga
03 unidades de ovos
150gr de açúcar de confeiteiro
120gr de farinha de trigo com fermento, peneirada

Derreta o tablete de chocolate com a manteiga. Bata os ovos com o açucar em pó e envolva o chocolate derretido. Depois junte a farinha com fermento, já peneirada.
Coloque a massa numa forma de silicone e leve ao micro-ondas de potência 900w por 5min. Decore a gosto e sirva!

domingo, 18 de março de 2012

Camarão KUNG PAO com Cogumelos


1kg de camarões sem casca e limpos
1 clara de ovo, batida
2 c. de sopa de óleo de amendoim
1 xícara de amendoim torrado sem casca
1 pimenta chili ou dedo-de-moça, picada
2 dentes de alho, picados
1 c. de sopa de gengibre, ralado
150gr de vagem macarrão, cortada em pedaços de 5cm
150gr de cogumelos Shiitake, em lâminas
2 pimentões vermelhos, cortados jullienne
0,5 xícara de cebolinha, picada
Molho:
2 c. de sopa de molho Chili
4 c. de sopa de molho Shoyu
1 c. de sopa de açúcar
2 c. de sopa de vinagre
1 c. de sopa de ketchup
1 c. de sopa de molho de ostras
2 c. de sopa de pasta de tomate
2 c. de sopa de maizena

Misture os ingredientes do molho em uma vasilha e reserve. Coloque o camarão em outra vasilha e cubra-o com uma camada de clara de ovo. Esquente o amendoim na panela wok e continue mexendo por mais 2min ou até que esteja torrado (se o amendoim já estiver torrado, pule essa etapa). Reserve.
Refogue o camarão no wok com 1 c. de sopa de óleo de amendoim, até que esteja rosa em todos os lados. Não cozinhe demais (se estiver usando frango cozinhe até que esteja dourado na superfície e ainda branco por dentro). Remova do wok e reserve.
Aqueça o wok em temperatura alta por 1 minuto. Ponha 1 c. de sopa de óleo de amendoim e esquente até que comece a sair uma fumaça branca da panela. Adicione a pimenta chili (ou dedo de moça), o alho e o gengibre e refogue por 30 segundos. Adicione a vagem e continue refogando mais 1 minuto. Junte o pimentão e continue refogando, mexendo sempre, por mais 2 minutos. Adicione os cogumelos e continue cozinhando mais 1 minuto. Adicione a cebolinha e cozinhe mais 1 minuto. Forme um espaço redondo no centro do wok, ponha aí o molho e mexa bem por cerca de 45 segundos, até que esquente e engrosse. Adicione o camarão e misture bem para homogeneizar o prato e aquecer o camarão (cerca de 1 minuto). Retire do aquecimento e sirva.
*Dica: Substitua os camarões por frango.

Molho Romesco

- 2 tomates lavados
- 2 pimentões grandes, inteiros e lavados
- 1 cabeça inteira de alho
- 2 fatias grandes de pão italiano
- bastante Azeite de oliva
Coloque todos esses ingredientes em um tabuleiro, coloque no forno alto e deixe assar até tudo ficar bem dourado.
- 8 castanhas do pará torradas
- 10 amêndoas torradas
- 5 c. de sopa de farinha de rosca
Processe as castanhas e amêndoas e acrescente a farinha de rosca. Sempre com o processador em funcionamento, acrescente os tomates, os pimentões e o alho sem casca. Junte também:
- 0,5 c. de sopa de pimenta calabresa em flocos
- 4 c. de vinagre de vinho branco
- 1 copo de azeite extra virgem
Sirva no dia seguinte com sal e pimenta do reino a gosto.

Esse molho é ideal para acompanhar verduras grelhadas como berinjela e abobrinha. Também pode acompanhar peixes, peito de frango, lombo de porco... Pode fazer um sanduiche com pão de sal e o molho romesco, colocar umas 3 fatias de parma, umas folhinhas de rúcula ou alface...

sábado, 17 de março de 2012

Vitela Saltimbocca - Masterclass by Gary


500g de lombo de vitela, fatiada em 4 escalopes
20 folhas de sálvia
4 fatias de presunto cru
Farinha de trigo, para polvilhar
2 c. de sopa de azeite
1 dente de alho em rodelas finas
2 c. de sopa de alcaparras baby, lavadas e escorridas
40g de manteiga sem sal
1 ramo de tomates Cereja
1/4 de xícara de vinho branco
1 punhado de espinafre baby
Fatias de limão, para servir
Azeite extra-virgem, para regar

1. Coloque as fatias de vitela entre duas folhas de filme plástico e cuidadosamente bata com o martelo de carne até 8mm de espessura.
2. Pressione 2 folhas de sálvia em cada pedaço de vitela. Recheie uma boa fatia de presunto com um bife de vitela já recheada com a sálvia, fazendo um tipo de "bolso".
3. Coloque a farinha em um prato raso e tempere com sal e pimenta. Envolva os bolsos de vitela enrolados com a farinha, sacudindo o excesso.
4. Aqueça um pouco de óleo e azeite numa frigideira grande em fogo médio-alto. Frite a vitela, a sálvia voltada para baixo, e em seguida adicione o alho, as alcaparras e a manteiga. Uma vez que a manteiga esteja espumando, adicionar os tomates cereja, virando a vitela para cozinhar por mais um minuto. Adicione a sálvia restante na frigideira e cozinhe por mais 2-3 minutos, até que os tomates cereja comecem a amolecer. Remova a vitela da panela, reserve e mantenha quente.
5. Adicione o vinho branco na panela. Usando um garfo e com cuidado, amasse metade dos tomates para o molho. Adicione o espinafre e cozinhe até murchar. Tempere a gosto.
6. No prato de servir, pónha as saltimboccas no centro e regue com o molho da frigideira. Regue tudo com mais azeite de oliva. Sirva com as fatias de limão.

Frango Bêbado e Salada Atropelada - Alvin (Master Chef Australia)


Frango Bêbado:
1L de Shaoxing (vinho de arroz chinês)
500ml de sakê Mirin
1L de água, ou o suficiente para cobrir o frango
80g de Melaka (açúcar de palma da Malásia)
1 frango inteiro
6cm de gengibre em lascas grossas
Salada Atropelada:
3 dentes de alho, descascados
1 c. de sopa de amendoim torrado
1 c. de sopa de camarões secos, já hidratados e escorridos
2 pimentas olho-de-pássaro ou dedo-demoça
2 fatias de limão
6 tomates cereja, em quartos
6 vagens francesas, cortadas em 4cm de comprimento
2 pepinos libaneses descascados e cortados em palitos
1 c. de chá de óleo de gergelim
Molho:
2 c. de sopa de Melaka (açúcar de palma da Malásia), muito finamente picada
suco de 2 limões
3 c. de sopa de molho de peixe

1. Coloque o Shaoxing, o mirin, a água e o açúcar de palma em uma panela grande e deixe ferver. Acrescente o frango inteiro e o gengibre. Em seguida tampe a panela e cozinhe lentamente de 45 a 60min. Retire a panela do fogo e deixe o frango esfriar no caldo formado.
2. Para a salada atropelada, coloque o alho, o amendoim e os camarões secos em um pilão e amasse até se formar uma pasta grossa. Adicione as pimentas cortadas e amasse ligeiramente - o grau de picância da salada depende do quanto se amassa a pimenta no pilão. Adicione as fatias de limão para liberarem um pouco de suco. Adicione os tomates-cereja, pepino e as vagens e misture delicadamente com uma colher.
3. Para o molho, coloque o açúcar de palma e suco de limão em uma tigela e misture para dissolver o açúcar. Adicione o molho de peixe a gosto e bata até combinar.
4. Para servir, adicione molho o suficiente para envolver a salada a gosto - deve ser um bom equilíbrio de doce, salgado e azedo. Regue com o óleo de gergelim e misture para combinar. Faça um montinho de salada em um prato e regue com um pouco mais de óleo de gergelim.
5. Retire o frango do caldo e coloque sobre uma tábua de cortar. Corte coxas, sobrecoxas e cada peito em 5 fatias grossas. Coloque os pedaços de frango em uma tigela rasa, regue com um pouco de caldo e sirva com a salada atropelada.

sábado, 10 de março de 2012

Batatas Fritas Perfeitas - MasterChef Australia

Dica 1 ::
4 batatas tipo Asterix ou similar, cortadas em lascas grossas de 1,5 cm
Lave as batatas com o auxílio de uma escovinha. Você escolher entre fazer as batatas com ou sem casca. Corte as lascas de batatas, lave bem até a água que sair ficar completamente transparente e então coloque as batatas em uma panela com água fria. Leve ao fogo e deixe ferver em fogo alto por 10min. Escorra-as bem.
Ponha óleo vegetal em uma outra panela, até 1/3 de sua altura. Aqueça em fogo médio-alto a 130ºC e deite as batatas já secas. Deixe fritar por 3min. Retire e escorra-as. Aumente a temperatura do óleo para 180°C e volte as lascas de batata para a panela, cozinhando por mais uns 7 ou 10min ou até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva.

Dica 2 ::
2 batatas tipo Desirée ou similar, cortadas em lascas grossas de 1,5cm
Ponha óleo vegetal em uma panela grande, grossa e alta até 1/3 de sua altura. Aqueça o óleo em fogo alto. Uma vez quente, adicione as batatas e cozinhe por 4 a 5 min, até que doure levemente. Escorra as batatas e coloque-as em um prato forrado com papel-toalha, em uma única camada, sem amontoá-las. Coloque as batatas na geladeira até esfriarem. Reaqueça o óleo reservado das batatas e a 180ºC (para testar quando o óleo está pronto, um cubo de pão fica marrom dourado em 20seg). Frite as batatas reservadas na geladeira por cerca de 2-3 min, até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva.

Frango Chilli - Home Chef Michael Van de Elzen

1 c. de chá de chilli em pó
1 c. de chá de páprica picante
1 c. de chá de páprica defumada
1 c. de chá de caldo de frango em pó
Sal a gosto
2 xícaras chá de farinha Panko
3 ovos inteiros, batidos
1 c. de sopa de água
2 peitos de frango sem pele, desossados e cortados pela metade
2 pernas de frango sem pele e cortadas em coxas e sobre-coxas

Pré-aqueça o forno a 165Cº. Em uma tigela, junte todos os ingredientes da mistura de chilli e acrescente a farinha Panko. Bata as claras com a água em ponto de neve. Mergulhe os pedaços de frango na mistura de ovo e em seguida passe na mistura de pimentas e farinha panko. Coloque o frango sobre papel manteiga em uma assadeira e leve ao forno, deixando assar por 30 a 40min. Sirva.

Kafta com Creme de Cebola

1 kg de patinho moído
2 envelopes de creme de cebola em pó
0,5 unidade de pimentão verde

1 maço de hortelã, somente as folhas
Palitos de churrasco deixados previamente de molho em água por 12h


Pique o pimentão, o hortelã e misture com a carne moída. Misture com as as mãos, polvilhando o creme de cebola, para temperar uniformemente a carne. Após colocar o creme de cebola, moa toda a carne temperada por mais umas 3 a 4 vezes, até o tempero fixar bem. Molde as Kaftas nos palitos e leve à churrasqueira.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Risoto Assado

2 xícaras de arroz branco cru
2 xícaras de azeite de boa qualidade
300gr de azeitonas pretas
0,5 kg de bacalhau desfiado (ou frango, ou camarão...)
1 lata de ervilha escorrida
Salsa e Cebolinha a gosto
1 cebola picadinha
1 pimentão amarelo, outro verde e outro vermelho
8 dentes de alho grosseiramente amassados
4 xícaras de água
1 xícara de molho de tomate pronto
2 tabletes de caldo de camarão ou bacalhau


Misture todos os ingredientes e disponha em um refratário. Cubra o risto com papel alumínio e leve ao forno quente por 1 hora. Sirva. Simples assim!!!

Pastel de Forno com Cerveja


500g de Farinha de Trigo
250g de Margarina ou Manteiga
1 lata de cerveja gelada
Sal a gosto
½ colher de Fermento em pó

Misture a farinha de trigo com o sal, o fermento e a margarina. Vá colocando a cerveja até a massa ficar homogênea. Deixe descansar 15min na geladeira.
Abra a massa com rolo, faça rodelas e recheie à gosto. Feche as bordas com um garfo. Pincele com gema de ovo e leve ao forno por 30min.
Recheie a gosto, por exemplo com carne moída, queijo com presunto e orégano, ou algum doce.

Nota: esta massa pode ser congelada tanto já assada, como ainda para assar.