quinta-feira, 29 de abril de 2010

Panceta

Panceta Frita:
01 kg de panceta (toucinho com pele)
02 litros de água fervente
01 c. de chá de bicarbonato de sódio
Sal a gosto
Limão para acompanhar
Cortar toda a panceta em pedaços pequenos. Em uma panela grande, ferva a água e acrescente o bicarbonato de sódio. Junte a panceta e ferva por 20min. Escorra e seque bem com papel toalha. Aqueça o óleo de soja em uma frigideira alta o suficente para cobrir os pedaços de panceta. Frite as pancetas até dourarem. Escorra em papel absorvente e tempere-as com sal apenas quando estiverem prontas. Sirva com limão cortado em quatro partes.
Dicas: Se quiser dar uma cor diferente, antes de fritar misture com açafrão, mas cuidado, isso altera um pouquinho o sabor e pode confundir no ponto da fritura, pois ficará amarelinha. Temperando com coloral, ficará vermelha e realça o sabor, mas cuidado, também pode alterar o sabor. Essa receitinha é do amigo especial, Maulem.
Panceta Assada:
1 kg de panceta cortada em tiras de 1 cm
Sumo de 10 limões ou 01 xícara de vinho branco seco
Tempero pronto a gosto
Esprema os limões em um recipiente. Acrescente uma colher de tempero pronto e despeje sobre a panceta. Deixe descansar por 1/2 hora. Depois asse as pancetas em forno brando por mais ou menos 2 horas, virando-a com 1 hora de forno. Sirva com batatas coradas.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Frango com Queijo Cremoso

Receita e Fotinha dos Arruda
01 kg de peito de frango em tirinhas
02 c. de sopa de manteiga ou margarina
01 xícara de água
03 dentes de alho amassados
01 lata de milho verde
01 vidro de palmito, picado
02 c. de sopa de salsinha
Sal e pimenta a gosto
Sumo de 0,5 limão

Tempere o peito de frango com o alho, a pimenta, o sal e o sumo de limão. Em uma panela coloque a manteiga com o peito de frango. Refogue por 20min e acrescente a salsinha, mexendo levemente. Acrescente o milho verde, o palmito picado, mexa levemente e retire do fogo.

Molho:
0,5 Litro de leite
01 c. de sopa de manteiga ou margarina
01 pitada de noz moscada
02 c. de sopa rasa de farinha de trigo
200 gr de queijo cremoso
Sal e pimenta a gosto

Leve ao fogo a manteiga, o leite, a noz moscada e a farinha de trigo, já dissolvida em um pouquinho do leite pedido na receita. Faça um creme branco, retire do fogo e acrescente o queijo cremoso batendo bem. Em um refratário coloque metade do molho, o frango já refogado e o restante do molho. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Sirva quente com arroz branco.

Manjubinha Frita

800 gr de Manjuba limpa temperada com sal, pimenta e limão
100 gr de fubá
100 gr de farinha de trigo
Óleo para fritar
Tempere as Manjubinhas. Misture as duas farinhas, empane os peixes e frite em óleo quente; escorra em papel absorvente, sirva sobre uma salada de folhas verdes, acompanhada de limão cortado em rodelas.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Berinjela de Micro-ondas

02 berinjelas médias
300 g de mussarela
Queijo ralado a gosto
01 lata de molho de tomate refogado
01 cebola grande picadinha
03 dentes de alho picados
01 pimentão ralado
Sal a gosto
Coentro fresco picado a gosto
Pimenta vermelha a gosto, ou outra de sua preferência


Corte as berinjelas em fatias grossas e polvilhe com MUITO sal, mexendo bem para que as fatias estejam todas bem cobertas de sal. Coloque as fatias em um escorredor e deixe escorrer por no mínimo meia-hora. Refogue os temperos no molho de tomate pronto, até apurar.
Montagem:
Em um pirex redondo, coloque um pouco de molho, uma camada de berinjela, outra de queijo mussarela, outra de molho, e assim até acabar as berinjelas, sendo a última camada de molho. Polvilhe queijo ralado a gosto e leve ao micro-ondas por 05min ou até derreter o queijo. Sirva com arroz branco ou pão sírio.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Calda de Gelatina para Tortas

01 pacote de gelatina sabor morango ou de sua preferência
01 c. de sopa de açúcar
200 ml de água
01 c. de sopa de amido de milho
Leve ao fogo todos os ingredientes, sempre mexendo, até se formar uma calda média. Deixe esfriar e coloque em um saquinho de plástico para sacolés, com a ajuda de um funil. Fure a ponta do saquinho bem fina e faça desenhos na sua torta.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Coxinhas Douradas para Vender

01 litro de leite
01 litro de água
01 copo (tipo americano) de óleo de soja
01 c. de sopa de sal
03 cubos de caldo de galinha
01 kg de farinha de trigo
100 gr de manteiga ou margarina
Água gelada e farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Numa panela em fogo alto coloque o leite, água, óleo e os cubos de caldo de galinha. Deixe até ferver. Quando levantar fervura, acrescente aos poucos a farinha de trigo. Cozinhe até soltar da panela, sempre mexendo. Desligue o fogo, transfira para uma superfície lisa e deixe esfriar um pouco. Sove a massa coma margarina, até que fique lisa e homogênea.
Depois de bem sovada e lisa, retire pequenas porções da massa e em cada uma, abra um buraco com o auxílio de um socador e recheie a massa. (Dica: passe óleo no socador para facilitar na hora de abrir o buraco na massa). Feche bem, dando o formato de coxinhas e passe-as em água gelada e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente até que esteja dourada. Coloque em papel absorvente e sirva a seguir.

Recheio:
02 kg de peito de frango, cozido e desfiado
Colorau a gosto
Sal ou caldo de galinha a gosto (ou tempero que desejar)
Salsinha e cebolinha picadinhas a gosto
Numa tigela misture peito de frango, cozido e desfiado, colorau, sal ou caldo de galinha (ou tempero que desejar), salsinha e cebolinha picadinhas a gosto. Misture bem e recheie as coxinhas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cupim Recheado e de Forno

Cupim de Forno:
01 peça de cupim pequena (1,5 kg)
300 gramas de bacon
02 batatas grandes
01 pimentão verde
01 cebola grande
02 cenouras
05 limões
Faça furos na carne com uma faca pontiaguda de aproximadamente 4 cm de profundidade. Tempere com o suco de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto. Corte a cebola bem picadinha e espalhe sobre a carne. Corte o bacon em tiras de 1 cm de largura e insira-os nos buracos que foram feitos na carne. Reserve-a por 24 horas na geladeira para que pegue o sabor do tempero. Lave as batatas e corte-as em rodelas de aproximadamente 2 cm de espessura (não é para cozinhar nem descascá-las). Corte as cenouras e o pimentão (sem sementes) em tiras de 1 cm de espessura. Abra um papel filme (celofane pra churrasco) em uma mesa e coloque a peça de cupim já temperada sobre ela. Coloque as batatas em rodela ao redor da carne e distribua o restante do bacon, a cenoura e o pimentão em tiras sobre a mesma. Agora, enrole a carne com o filme dando pelo menos 4 voltas na peça. Muita atenção neste momento, pois depois de enrolada, suas pontas deve ser amarradas firmemente com um barbante. Ela terá um aspecto de uma bala gigante. Na hora de assar coloque esse embrulho diretamente sobre o grelha do forno (sem forma). Para que não suje o fogão com a gordura, costumo colocar uma forma grande embaixo do forno. Deixe assar em fogo médio por 4 horas, virando a cada 2 horas. Após assado sirva-o com arroz branco e vinagrete. O cupim irá derreter na boca.
Cupim Recheado:
01 peça de cupim (1 kg)
01 xícara de vinho branco
02 dentes de alho amassados
01 cebola ralada
Sal a gosto
150 g de linguiça calabresa em rodelas
02 cenouras em rodelas
08 azeitonas verdes sem caroço
Farofa:
03 c. de sopa de manteiga
01 cebola picada
02 dentes de alho picados
01 tomate sem pele e sem sementes, em cubos
1,5 xícara de farinha de mandioca torrada
Sal e pimenta-dedo-de-moça a gosto
01 c. de sopa de salsa picada
Em uma travessa grande, coloque a carne e tempere com o vinho, o alho, a cebola e o sal. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 12 horas. Retire a carne da marinada e passe para a panela de pressão, acrescentando água suficiente para cobrir a carne. Tampe a panela e deixe cozinhar na pressão por 30 minutos. Tire da pressão e verifique se está macia. Em seguida, com uma faca longa de lâmina fina, faça vários furos pequenos. Introduza nos furos as rodelas de lingüiça calabresa, as rodelas de cenoura e as azeitonas. Coloque a carne em uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Pré-aqueça o forno a 200ºC e ponha a carne para assar durante 45 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe no forno por mais 20 minutos ou até dourar bem. Farofa Em uma frigideira, aqueça a manteiga, doure a cebola, o alho e acrescente o tomate. Misture a farinha de mandioca, tempere com o sal, a pimenta e a salsa. Sirva com a carne.

Angu à Moda Caseira e Polenta Invocada

Polenta Invocada:
0,5 kg de fubá
0,5 kg de linguiça toscana
0,5 kg de carne moída
01 kg de molho de tomate peneirado
0,5 garrafa de vinho tinto seco
200 gr de queijo parmesão em lascas
01 litro de água fervente
02 litros de água
Dissolva o fubá em 2 litros de água fria. Junte a água fervente e vá mexendo até levantar fervura completa, tapando em seguida e cozinhando em fogo brando por 45 a 50min.
Molho:
Frite a linguiça desmanchada e a carne moída em óleo quente. Coloque o molho peneirado, cozinhando por meia hora. Adicione o vinho tinto e 100 ml de azeite misto, deixando abrir fervura novamente. Prove o sal. Coloque em camadas num refratário, Polenta, Molho e Queijo ralado. Rende de 8 a 10 porções.
Angu à Moda Caseira:
01 copo de fubá

03 copos de água
03 dentes de alho
Linguiça e Bacon

Em uma panela frite o bacon e a linguiça. Dissolva o fubá na água e reserve. Acrescente o alho ao bacon e linguiça, frite bem e em seguida junte o fubá dissolvido. Mexa bem e sempre, até o fubá cozinhar. Caso goste, acrescente folhas e talos de agrião ou couve. Regue com azeite de oliva e sirva.

sábado, 10 de abril de 2010

Requeijão em Barra Caseiro

0,5 litro de leite
04 c. de sopa de maisena
01 c. de sobremesa de sal
100 gr de manteiga ou margarina
250 gr de queijo branco ou ricota, ralados
01 caixinha de creme de leite Elegê
Leve ao fogo o leite, maisena e sal, até se formar um creme grosso. Deixe amornar e bata no liquidificador com a manteiga, o queijo branco e o creme de leite. Bata bem e ponha em uma forma. Leve para gelar depois de frio. Rende 03 copos de requeijão.

Massa Profissional para Risolis

Foto Amor Aos Pedaços
0,5 xícara de óleo de soja
01 cebola ralada
02 tabletes de caldo de galinha
01 litro de leite
0,5 caixinha de creme de leite
Sal a gosto
04 xícaras de farinha de trigo
01 unidade de gema
Refogue a cebola no óleo. Coloque o leite, o creme de leite e o caldo de galinha. Deixe levantar fervura. Acrescente de uma só vez a farinha de trigo e mexa bem, até soltar do fundo da panela. Ponha a massa em uma superfície plana e coloque a gema bem batida. Misture BEM a massa, deixe esfriar e molde risoles e coxinhas, recheando a gosto. Depois de recheado, passe em clara de ovo e farinha de rosca. Frite em óleo de soja e gordura vegetal bem quente.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Creme de Leite para Cobertura e Recheio

02 latas de leite condensado
02 latas de leite
05 c. de sopa de maisena
01 lata de creme de leite sem soro
Faça um creme com o leite condensado, o leite de vaca e a maisena. Deixe amornar e bata na batedeira. Junte o creme de leite, bata um pouco mais e empregue com bico de confeitar.

domingo, 4 de abril de 2010

Gratinado de Ovos e Espinafre

02 maços de espinafre picado, cozido e escorrido
06 unidades de ovos
1/3 de xícara de manteiga
1/3 de xícara de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto
Molho Branco
Divida o espinafre entre 06 formas refratárias individuais. Faça uma depressão no espinafre e aí quebre 01 ovo. Prepare o molho branco e despeje-o sobre os ovos. Doure em forno moderado. Rende 06 porções.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Focaccia Levíssima e Aerada

50 gr de fermento biológico fresco
02 c. de sopa de açúcar
01 c. de sopa de sal
1/4 de xícara de leite morno
1/2 de xícara de cerveja branca
50 gr de margarina
1/3 de xícara de azeite
02 ovos inteiros
650 gr de farinha de trigo peneirada, aproximadamente
Junte o fermento e o açúcar, e misture com as costas de uma colher, até formar uma papinha. Junte então o leite morno e 02 c. de sopa de farinha, misturando bem. Deixe coberto dentro do forno por 20min. Após esse tempo, acrescente os ovos ligeiramente batidos, a margarina, o azeite, a cerveja, o sal e o restante da farinha. Sove muito bem por 10min e deixe descansar, novamente coberto no forno por mais 30min. Retire e abra a massa em tabuleiros untados com azeite e levemente enfarinhados. Regue com azeie de deixe crescer novamente, até a borda do tabuleiro. Com os dedos untados de azeite, afunde-os por toda a extensão do tabuleiro e então cubra com a cobertura à gosto. Regue com mais azeite e leve ao forno pré aquecido a 200ºC até dourarem. Retire do forno e regue mais uma vez com azeite. Ficam deliciosas para um tira-gosto com um bom vinho tinto ou uma cervejinha.
Sugestões de Cobertura:

- azeite, alecrim, sal grosso
- calabreza refogadinha e cebolas picadinhas
- tomate picadinho, manjericão, azeitonas pretas e azeite
- queijo parmesão, nozes, manjericão e azeite
- presunto de parma e parmesão
- presunto, mussarela e orégano
- tomate seco e queijo parmesão