quarta-feira, 27 de maio de 2009

Torta Falso Camarão

Foto Eleva
Refogue rapidamente:
01 cebola grande picadinha
02 tomates sem pele
01 xícara de água
02 cenouras médias raladas no ralador grosso
01 colher de margarina ou azeite
100 ml de leite de coco (não pode faltar)
02 tabletes de caldo de camarão ou peixe
Assim que as verduras murcharem, reserve para esfriar bem.
Bata no liquidificador:

250 gramas de maionese
01 lata de creme de leite c/soro
02 latas de atum sem óleo
Misture o refogado já frio com os ingredientes que foram liquidificados e faça camadas alternadas de creme e pão de forma sem casca, começando e terminando com o creme falso camarão. Cubra com filme plástico e leve à geladeira de véspera. Sirva no dia seguinte em fatias.

sábado, 23 de maio de 2009

Pizza Italiana

01 kg de farinha de trigo
04 colheres de sopa de fermento biológico fresco
01 copo de cerveja clara (em temperatura ambiente)
01 copo de água morna
04 colheres de sopa de azeite de oliva
01 colher de sobremesa de sal (rasa)
molho de tomate a gosto
recheio a gosto a gosto
Em um atigela acrescente todos os ingredientes secos, misture bem e faça um buraco no meio. Acrescente o azeite e mexa para misturar. Aos poucos acrescente a água e a cerveja e vá mexendo para incorporá-la à massa até que esta esteja bem lisa e comece a soltar das mãos. Cubra com um pano e deixe descansar por uma hora. Abra a massa com um rolo e recheie como quiser. Não é preciso pré-assá-la. Colocar o molho de tomate e o recheio de sua preferência. Servir regada com azeite de oliva.

sábado, 16 de maio de 2009

Sopão Light

Quando não estou muito legal no shape, uso essa receita 03 vezes na semana para desinchar.
03 unidades de tomate
03 unidades de cenoura média
01 unidade de cebola grande
02 xícaras de vagem
0.5 unidade de repolho pequeno
01 sachet de caldo de galinha 0% de gordura
02 colheres de sopa de semente de linhaça
02 dentes de alho
01 litro de água
Corte todos os legumes em pedaços grandes e coloque-os numa panela de pressão. Adicione condimentos a gosto (eu uso o coentro, manjericão, orégano ou hortelã) e a água. Tampe e leve ao fogo médio até começar a apitar. Após 03min de pressão, desligue e deixe a pressão sair sozinha. Sirva aos pedaços ou bata no liquidificador.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bolo Chocolate e Amendoim

Consegui fazer o maravilhoso bolo da Nanda! Não somente eu, mas todos que estavam no churrasco de comemoração ao dia das mães, gostaram do bolo. No UMQA4 pesquisamos uma idéia e a deixamos divagar com as nossas. Então fiz o meu Bolo Combinação Perfeita desse jeito:




Recheio de Paçoca como manda a receita.






Recheio:
550 gr de paçoca rolha, 0.5 lata de leite condensado e 01 cx de creme de leite.
Misturei esses ingredientes e levei à geladeira para ver se ia ter uma consistência melhor, mas não deu certo. Na próxima tentativa do recheio, acho melhor levar os mesmos ingredientes ao fogo até o ponto de brigadeiro mole (será assim que farei).


Dividindo o bolo com fio dental.=>


<=Bolo já dividido em 03 partes, certinhas!


Para o bolo usei a excelente idéia da Nanda e à massa dela mesclei o "Bolo Peteleco" da Néstle.
Bati no liquidificador:
03 ovos grandes em temperatura ambiente
01 xícara de óleo de soja e
01 xícara de amendoim torrado sem pele

Peneirei em uma bacia:
2,5 xícs de farinha de trigo
01 xíc de açúcar
01 xíc de achocolatado em pó
01 pitada de sal e
0.5 c. sobremesa de bicarbonato de sódio culinário

Misturei tudo e com uma colher de pau umedeci a mistura da bacia com a mistura do liquidificador, enquanto fervia 01 xíc de água.

Depois da mistura estar totalmente úmida, reguei aos poucos com a água fervente, misturando sempre. Acendi o forno na temperatura média e untei a base da forma, deixando as laterais sem untar. Peneirei 0.5 c. sobremesa de fermento em pó sobre a massa e misturei bem. Despejei a massa na forma e assei por mais ou menos 01h20min. Da próxima vez elevarei a quantidade de ovos para 04.



<=Falso Ganache assim que chegou ao ponto de brigadeiro. Aqui já tinha derretido a minha idéia de 200gr de chocolate ao leite.







Aqui o Falso Ganache totalmente frio, no dia seguinte ao preparo.=>



Enquanto o bolo assava, fiz a seguinte cobertura do Jean:
02 caixas de creme de leite
02 colheres sopa de manteia ou margarina
01 xíc. de chocolate em pó
01 xíc. de açúcar

Levei todos os ingredientes ao fogo até o ponto de brigadeiro, que é o que manda a receita original. Mas não levei fé que a mesma iria ficar em ponto de usar bico de confeitar e derreti no doce quente 01 tablete de 200gr de chocolate ao leite. Tampei a panela e deixei esfriar até o dia seguinte e como desconfiava, constatei que realmente com bico de confeitar, a cobertura é muito difícil de se trabalhar. É muito pegajosa. Mas para quem tiver paciência, até que sai umas pitangas.

Bolo assado, desenformei no prato de servir e aguardei amornar para cortar o bolo em 03 partes com fio dental, que deixa a massa retinha. Com o bolo na altura dos olhos, marquei de leve a massa onde o fio dental iria entrar para corte. Envolvi o bolo com o fio dental, dei um nó e puxei as pontas. Voilà! O bolo fica retinho, mesmo!!!!!!!!!!!
Depois lavei a forma que fiz o bolo e forrei com um pedaço de plástico (pode ser alumínio tb), para começar a montar o bolo. Coloquei a base e molhei com calda feita com 0.5 lata de leite condensado, 0.5 medida da lata de água e 02 c. sopa de whisky. Recheei com o recheio de paçoca, coloquei a outra metade da massa, calda e recheio e por último o topo do bolo, que também reguei com a calda. Cobri com papel alumínio e levei à geladeira de véspera.

No dia seguinte desenformei no prato de servir e cobri com a cobertura já bem fria. Para cobrir o bolo com mais facilidade, tive que mergulhar a colher em água constantemente enquanto ia cobrindo topo e laterais do bolo. Só assim consegui que ela se espallhasse por todo bolo. Sobrou bastante recheio, cobertura e elogios!

Bj!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Produtos que usei para o preparo do bolo:

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Falso Pão de Ló

Foto Revista Gula
02 xícaras de farinha de trigo
1.5 xícara de açúcar
01 xícara de leite morno
04 ovos em temperatura ambiente
01 c. sopa de fermento em pó
Bata as claras em neve e adicione as gemas uma a uma, sempre batendo. Em seguida junte o açúcar e a farinha e o leite alternadamente. Por último junte o fermento. Leve ao forno baixo até assar. Procure assá-lo em fogo baixo, nunca abra a porta do forno antes de ver pelo vidro se ele já está moreninho e quando achar que está assado, faça o teste do palito.

Pão de Queijo com Batata

Pãozinho facílimo de fazer e muito macio. Fica bom quentinho ou frio
01 copo (tipo de requeijão) de polvilho doce - 140gr
01 copo (tipo de requeijão) de batata cozida amassada - 300gr
100g de queijo parmesão ralado
01 colher (sopa) de margarina
01 ovo
Coloque todos os ingredientes em uma bacia e amasse até a massa soltar das mãos. Faça bolinhas e arrume-as em uma forma de alumínio distantes umas das outras. Não precisa untar a forma. Aqueça o forno por uns 10 minutos e coloque os pães para assar em temperatura média até que fiquem moreninhos e soltem facilmente da forma. Rende 30 unidades.
* O polvilho doce deixa o pão de queijo macio, enquanto o polvilho azedo deixa o pão mais crocante. Escolha o polvilho a ser usado na receita de acordo com seu paladar.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Glacês de Chocolate

Estava procurando uma cobertura tipo Falso Chantilly para poder fazer o Bolo Combinação Perfeita para o Dia das Mães e descobri essa maravilha no Orkut. O que me chamou a atenção na foto acima foram a cobertura à base de gordura vegetal e a calda de chocolate linda! Esse Pedro é bem prendado... Eu ainda não tive tempo de espiar, mas os comentários são de que ele é fera!!!!!!!!!!!!!!!! Também achei outras receitas parecidas e não me contive em divulgá-las.
Falso Chantilly de Chocolate - Pedro
250 gr de gordura vegetal hidrogenada ou manteiga sem sal gelada (preferência pela gordura)
1/2 lata de leite condensado (197g) gelado
100 gr de creme de leite UHT, ( de caixinha) gelado
40 gr de cacau em pó
200 gr de açúcar de confeiteiro (Glaçúcar)

Bata na batedeira o açúcar e a gordura por cinco minutos ou até crescer e se transformar num creme liso e homogêneo. Acrescente o leite condensado e bata bem. Incorpore o creme de leite, bata bem e adicione o cacau em pó peneirado. Misture bem e aplique. Pode-se substituir o cacau por 50 gr de chocolate em pó. Cobertura ideal para lugares mais frios.
Cobertura Espelhada de Chocolate - Pedro
01 caixa de creme de leite UHT
01 xícara de açúcar
01 xícara de achocolatado (Nescau)
01 colher se sopa rasa de manteiga sem sal
Levar tudo ao fogo e deixar levantar fervura por um minuto. Deixe esfriar e aplicar.
Falso Ganache de Chocolate - Jean
01 lata de creme de leite
01 colher sopa de margarina ou manteiga
1/2 xíc. de chocolate em pó
1/2 xíc. de açúcar
Leve todos os ingredientes ao fogo até ficar na consistência de mingau grosso. Deixe esfriar bem, fazendo esse glacê de preferência de véspera. Pode usar com bico de confeitar.
Glacê de Chocolate - Cláudia
05 colheres sopa de chocolate em pó
100 gr de creme leite gelado
400 gr de doce de leite em pasta
01 colher de sopa de emulsificante
Bata todos os ingredientes na batedeira por 05 minutos ou até o volume dos ingredientes triplicar. Aplique com bico de confeitar.
Cobertura Maravilha - Marluce Angélica
250 gr de gordura vegetal hidrogenada
200 ml de creme de leite
1 e 1/2 xicara (chá) de chocolate em pó (não pode ser achocolatado)
200 grs de chocolate ao leite, derretido em banho-maria
1/2 xicara (chá) de açúcar de confeiteiro impalpável peneirado
Misture o chocolate em pó com o creme de leite até dissolvere reserve. Na batedeira coloque a gordura vegetal e bata bem, ate ficar leve e esbranquiçada. Junte a mistura reservada (chocolate+creme de leite) e continue batendo até incorporar tudo. Acrescente o chocolate derretido e bata mais. Por último coloque o açúcar de confeiteiro e bata até ficar um creme liso e uniforme. Pode ser aplicada com bico de confeiteiro e não derrete fora da geladeira.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pé-de-Moleque


500 gramas de amendoim com casca
02 xícaras de chá de açúcar
01 c. sopa de margarina
02 latas de leite condensado
Em uma panela média leve ao fogo o amendoim com o açúcar e mexa com colher de pau até obter uma calda dourada, derretendo todo o açúcar. Junte a margarina e o leite condensado e mexa até desprender do fundo da panela. Desligue o fogo e espalhe o pé-de-moleque sobre assadeira lisa untada para deixar esfriar. Corte e sirva.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Base para Farofas

500gr de farinha de mandioca flocada
01 pacote de creme ou sopa de cebola
0.5 copo americano de óleo de soja
04 c. sopa de manteiga ou margarina

Esquente o óleo e a margarina em uma panela média e acrescente o pacote de creme de cebola. Deixe apurar um pouco e despeje aos poucos a farinha de mandioca flocada. Sempre mexendo, torre a farinha por 15min. Aqui está pronta a base de farofa. Desse passo, é só acrescentar outros ingredientes e deixar a farofa do seu jeito. Eu junto ou coentro picadinho.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Brigadeirão

02 latas de leite condensado
02 latas de leite
04 xícs de Nescau
02 gemas
Bata todos os ingredientes no liquidificador e ponha em forma untada com manteiga ou margarina e polvilhada com açúcar. Asse em forno médio coberto com papel alumínio por 50min a 01h. Não precisa caramelar a forma e nem levar ao banho maria.

Se quiser usar o micro-ondas, leve ao aparelho em potência 60% por 14 minutos. Deixe em repouso por mais 10 minutos, retire do aparelho, deixe esfriar e gele até a hora de servir.

Bolo Combinação Perfeita


Há combinação mais perfeita do que amendoim com chocolate? Sempre imaginei essa combinação em um bolo, mas nunca botei a idéia em prática. Quando me deparei com essa maravilha, não tive dúvida! Essa é a receita perfeita para o meu paladar no que diz respeito à minha idéia de casamento perfeito: Chocolate e Amendoim.
Foi a Nandinha que divulgou essa maravilha no Orkut. Merece orações de agradecimento. Hauhauhauhauhahahau.............
Massa:
04 ovos grandes, em temperatura ambiente e com claras e gemas separadas
01 xíc. (chá) de amendoim torrado sem pele
01 xíc. (chá) de óleo vegetal
02 xíc. (chá) de açúcar
02 xíc. (chá) de farinha de trigo
02 xíc. (chá) de chocolate em pó
01 c. (sopa) de fermento em pó
01 xícara (chá) de leite
Recheio:
550 gr de paçoca rolha
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite sem soro
Cobertura:
08 c. (sopa) bem cheias de açúcar
3/4 de xíc. (chá) de água
01 c. (sopa) de margarina
08 c. (sopa) de chocolate em pó
01 lata de creme de leite sem soro
Amendoim para decorar
Massa:
Bata na batedeira as claras e o açúcar em ponto de neve e reserve-as. No liquidificador, bata as gemas, o amendoim e o óleo por uns 03 minutos e misture delicadamente com as claras em neve reservadas. Vá juntando a farinha de trigo, o chocolate, o leite e por último o fermento. Misture até homogeneizar bem (o bolo não é uma massa fofa, pois depois de assado ele fica como um brownie). Unte uma forma redonda de 25 cm de diâmetro, despeje a massa e leve ao forno moderado por 50 minutos.
Recheio:
Em uma tigela esfarele toda paçoca com um garfo. Misture o leite condensado e o creme de leite sem soro e leve à geladeira por 20 minutos.
Cobertura:
Em uma panela coloque o açúcar e a água para caramelizar. Acrescente a margarina e deixe ferver, em fogo baixo, até obter uma calda grossa. Adicione o chocolate em pó e o creme de leite sem soro e mexa até incorporar totalmente com o caramelo.
Desenforme o bolo, recheie com o creme de paçoca, cubra com a calda de chocolate e decore com amendoim. Pode também umedecer o bolo com calda a gosto.
Eu geralmente uso essa calda para umedecer os bolos que faço:
01 lata de leite condensado
01 cálice de licor de cacau
01 litro de água filtrada
Ferva a água com o leite condensado, deixe esfriar e junte o licor de cacau.

domingo, 3 de maio de 2009

Recheio Falso Camarão

Referência da foto na mesma
Incrível como a mistura de legumes e leite de coco fica com o sabor igualzinho ao camarão. Mas... é óbvio que é melhor com uns camarõezinhos pra contar história...
01 cebola grande picada
02 tomates sem sementes picados
01 xícara de chá de água
02 cenouras médias raladas
01 c. sopa de margarina ou azeite de oliva
100 ml de leite de coco
02 tabletes de caldo de peixe ou camarão
0,5 xícara de chá de pó de camarão
02 latas de atum sem o óleo
02 c. sopa de farinha de trigo
Reserve o pó de camarão e refogue o restante dos ingredientes. Depois de frio, bata no liquidificador com as latas de atum, o pó de camarão e a farinha de trigo. Volte ao fogo para engrossar. Deixe esfriar e já pode ser usado para recheio de empadas e empadões. Para utilizar em tortas salgadas de pão de forma, não use a farinha de trigo e à mistura batendo no liquidificador, junte 250 gr de maionese e 01 lata de creme de leite com soro. Ideal para a Torta Salgada no Pão de Ló ou o Sanduíche Confeitado.

Patê de Campagne

0.5 c. chá de pimenta do reino
0.5 c. café de noz moscada
03 c. sopa de cebola ralada
0.5 c. chá de tomilho
03 c. sopa de óleo
03 c. chá de sal
01 xíc. chá de creme de leite
400gr de lombo de porco moído
250gr de fígado de galinha moído
250gr de carne de vaca moída
150gr de toucinho moído
250gr de manteiga amolecida
½ pão francês amanhecido
01 dente de alho amassado
01 cálice de conhaque
Junte as carnes de porco, vaca, o fígado de galinha e o toucinho e passar novamente pelo processador, até ficar bem fininho. Misture bem e temperar com sal, pimenta, tomilho e noz-moscada, amassando bem e junte o pão levemente amolecido em um pouco de água.
Aqueça o óleo em uma panela, frite a cebola por uns 02min e junte o alho. Frite por mais 01min e coloque a carne. Refogue por cerca de 10min, mexendo sempre. Junte o conhaque e flambe. Retire do fogo e espere esfriar um pouco.
Na batedeira, bata o creme de leite até ficar cremoso. Junte a mistura de carne refogada, junto com a manteiga amolecida e bata bem até ficar homogêneo. Unte uma forma de patê com manteiga e despeje a massa. Leve ao freezer por um dia. Remova para a geladeira 02 horas antes de servir.

Patê Maison

500 gramas de fígado de frango bem fresco
03 unidades de ovo
04 c. sopa de farinha de trigo
200 gramas de manteiga sem sal
01 cebola média picada
0,5 c. chá de noz moscada ralada
01 c. chá de sal
01 c. café de pimenta do reino
01 xícara de leite
01 c. sopa de vinagre branco
01 folha de louro
Limpe bem os fígados. Pique a cebola e doure-a em uma c. de sopa de manteiga retirada da quantidade acima. Ligue o forno em temperatura média.
No liquidificador, bata bem os ovos inteiros com as colheres de farinha, uma de cada vez. Acrescente então o restante da manteiga e a cebola dourada. Tempere a mistura com noz moscada, sal e pimenta do reino. Adicione o leite e os fígados. Bata até que fique uniforme e cremoso e prove o tempero, que é a alma do patê.
Unte e enfarinhe uma forma tipo bolo inglês. Nela coloque o patê e misture, delicadamente, o vinagre. Por cima coloque a folha de louro e tampe com papel alumínio. Leve ao forno em banho-maria por 30min, reduzindo a temperatura para a metade por mais 30min. Guarde na geladeira após esfriar.

Chocognac

Inverninho chegando..............................................................
04 c. sopa de chocolate em pó
açúcar ou adoçante a gosto
250 ml de leite bem quente
50 ml de conhaque
Chantilly e Canela em pó
Misturar muito bem os ingredientes, dispôr em xícaras e decorar com o chantilly. Polvilhe a canela e sirva para você e seu amor. Rendimento: 02 xícaras de chá.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Torta-Sorvete


Não é linda essa sobremesa? Achei no Petit Chef. Pena eu estar de dieta.................
01 lata de leite condensado
01 medida da lata de leite de vaca
03 gemas passadas na peneira
01 colher sopa rasa de manteiga
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Quando engrossar, retire e reserve para esfriar.
200gr de chocolate ao leite
01 colher de sopa de creme de leite sem soro
Derreta o chocolate picado em banho maria ou no micro-ondas e depois de derretido, misture o creme de leite. Reserve.
03 claras em neve
07 colheres sopa rasa de açúcar
o restante da lata de creme de leite sem soro
Bata as claras em neve e quando estiverem bem firmes, coloque o açúcar e continue batendo. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o creme de leite e o creme de leite condensado frio. Bata mais um pouco e pronto.
Coloque metade da calda de chocolate no fundo de um refratário e por cima coloque delicadamente todo o creme de leite condensado. Leve ao freezer e quando estiver firme, retire e cubra com o restante da calda de chocolate. Volte a sobremesa ao freezer.
Para servir, tire do freezer e leve à geladeira por um tempo para que a sobremesa adquira consistência ideal para ser saboreada.

Torta Salgada no Pão de Ló

Gente! Achei demais essa torta salgada. Quando criança havia uma vizinha que até hoje tem um serviço de bufê maravilhoso e lembro muito bem dessa torta que ela servia. D-E-L-I-C-I-O-S-A!!! Achei a receita postada no incrível RAINHAS DO LAR e por lá fiquei sabendo que a receita também era servida no antigo restaurante Gambino, no Largo do Machado. Devia viver cheio... Rsrsrsrsrs............
Pão de Ló:

06 unidades de ovos com claras e gemas separadas
05 colheres sopa de farinha de trigo
04 colheres de sopa de açúcar
01 colher de chá de fermento em pó

Bata as claras até o ponto de suspiro e acrescente uma a uma as gemas, batendo sempre. Ainda com a batedeira ligada, acrescente aos poucos o açúcar peneirado. Peneire muito bem a farinha e acrescente aos ovos delicadamente, com a batedeira desligada, fazendo movimentos de baixo para cima com um fouet. Por último acrescente o fermento. Asse em forno médio até dourar.
Recheio:
01 peito de frango cozido e desfiado
palmito / cebola ralada
maionese / queijo mascarpone ou requeijão
cenoura crua ralada
Junte o frango desfiado, palmito, maionese, queijo mascarpone ou requeijão e um pouquinho de cebola ralada. Reserve.
Cobertura:
03 batatas inglesas cozidas e espremidas
maionese / queijo parmesão ralado
Misture todos os ingredientes e reserve.
Montagem:
- Pão de Ló
- Pasta de Frango
- Pão de Ló
- Creme de Leite para regar
- Cenoura Ralada
- Pão de Ló
- Pasta de Frango
- Pão de Ló
- Cubra toda a torta com o purê de batatas e decore a gosto.