sábado, 31 de janeiro de 2009

Potato Focacccia

Foto by Musable
Receita que uma amiga aprendeu em um curso de culinária.
03 unidades de batata (cozidas e bem amassadas)
45 gramas de fermento biológico fresco
01 colher de sopa de açúcar
03 colheres de sopa de azeite de oliva
01 colher de sobremesa de sal
03 xícaras de água do cozimento das batatas
farinha de trigo (mais ou menos 800g)
Assim que as batatas cozinharem, leve-as ao liquidificador e meça as 03 xícaras da água de cozimento (se faltar, complete com água fria). Ligue o liquidificador e bata até as batatas se desfazerem. Ponha esse líquido em uma tigela e junte o açúcar e sal. Reserve para amornar na temperatura de mamadeira. Pegue um pouco dessa mistura de batata e aí dissolva o fermento biológico. Junte à mistura de batatas maior, o azeite de oliva e a farinha de trigo aos poucos. Junte então o fermento biológico dissolvido e a massa estará pronta quando você obtiver uma massa homogênea em ponto mole (não precisa sovar). Estique a massa com as mãos na assadeira untada com óleo de soja ou azeite (para isso, vá untando a mão com um de óleo). Coloque a cobertura por cima da massa e deixe crescer. Asse em forno médio até dourar.

Sequilhos de Maionese

01 xícara de maionese
0.5 xícara de leite frio
0.5 xícara queijo parmesão ralado
03 xícaras de farinha de trigo
02 c. chá de fermento em pó
queijo ralado para polvilhar

Misture a maionese, o leite, o queijo e o fermento. Por último agregue a farinha de trigo. Faça bolinhas e passe-as no queijo ralado. Leve para assar em forno médio por mais ou menos 15min e já está pronto! Querendo uma versão com menos calorias, basta usar maionese light e leite desnatado.
04 xícaras cha de farinha de trigo
500g de maionese
02 colheres sopa de água
02 unidades de gema
02 xícaras chá de queijo parmesão ralado
Reserve 04 c. de sopa de parmesão. Misture o restante dos ingredientes e modele bolinhas. Coloque em uma assadeira e pincele com 01 gema misturada a 01 c. de sopa de óleo. Polvilhe o parmesão reservado e asse por 20min.

Sanduichão Dourado

Foto do sanduíche da Emília
02 xíc de leite
01 unidade de ovo
02 c. sopa de amido de milho
0.5 c. chá de sal
01 pct de pão de forma
250 gr de fatias de presunto
250 gr de fatias de mussarela
01 lata de molho de tomate refogado

Misture bem o leite, ovo, amido e sal numa tigela, até homogeneizar. Passe as fatias de pão de forma nesta mistura e coloque num refratário, intercalando camadas de pão umedecido, fatias de presunto, mussarela e molho de tomate pronto refogado (Pomarola), terminando com o queijo (não encha o refratário, pois pode transbordar ao assar). Leve o sanduíche ao forno até dourar.

Chuva de Banana

1,5 xícara de farinha de trigo
0,5 xícara de açúcar
0,5 xícara de leite
01 unidade de ovo
02 colheres (sobremesa) de fermento
03 bananas picadas em rodelas
Misture todos os ingredientes, sendo por último o fermento, até que a massa fique homogênea. Coloque as rodelas de banana na massa e leve para fritar em óleo quente (fogo médio), às colheradas. Deixe esfriar sobre papel absorvente e envolva os bolinhos em açúcar e canela.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Massa para Panqueca

04 unidades de ovos
02 xícaras de leite
01 xícara de água
02 xícaras de farinha de trigo
sal a gosto
02 c. sopa de manteiga
Numa tigela, bata os ovos com um batedor de mão até espumarem. Junte a farinha de trigo com o sal e bata mais até ficar uma mistura lisa. Junte aos poucos o leite misturado à água e a manteiga derretida. Misture bem até a massa ficar uniforme e lisa. Leve para gelar coberta por 30min. Retire da geladeira e misture bem. Pincele com mantega uma frigideira antiaderente e frite as panquecas. Recheie a gosto.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pão de Queijo Profissional

Receita chef Álvaro Rodrigues com Foto blog do Tuxo
500 gr de polvilho azedo de boa qualidade
100 ml de água filtrada e fria
200 ml de leite frio
125 gr de gordura vegetal hidrogenada ou margarina
01 colher (sobremesa) cheia de sal
02 a 03 ovos médios, ligeiramente batidos (150ml)
50 g de queijo parmesão ralado fino
200 g de queijo meia-cura ralado fino
Bata rapidamente na batedeira o polvilho azedo com a água fria até que o mesmo esteja hidratado (se preferir, mexa com as mãos para desfazer os grumos que formam - a partir daí, só use a batedeira!). À parte, coloque em uma panela média o leite, a gordura vegetal e o sal e leve ao fogo até abrir fervura. Junte a mistura fervente ao polvilho hidratado e bata até obter uma massa lisa e brilhante. Junte os ovos inteiros, um a um, e continue batendo até ficar homogêneo. Por último, agregue os queijos e envolva delicadamente com auxílio de uma colher de cozinha. Distribua a massa em um refratário grande, cubra com filme plástico e leve à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte.
No dia seguinte, enrole os pães de queijo no tamanho desejado, coloque-os sobre chapas de alumínio sem untar, leve ao forno pré-aquecido à 200ºC e asse até que estejam bem dourados. Sirva quente. Rende 70 pãezinhos tamanho bolinha de ping-pong. Pode-se congelar as bolinhas e assar quando quiser. É uma receita muito fácil, não precisa nem mesmo sujar as mãos, pois só usamos a batedeira. Barato, rende muito.

Recheio de Chocolate Branco

500 gr de chocolate branco de boa qualidade, picado
01 L de leite integral
01 lata de leite condensado
03 colheres (sopa) cheias de amido de milho
01 caixinha de creme de leite
Leve ao fogo o leite, o leite condensado e o amido de milho até formar um creme. Acrescente o chocolate branco e misture bem até derreter. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misturando até incorporar. Espere esfriar para usar.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Arroz 03 Minutos

Foto Quentin Bacon Gettyimages.com
1/2 kg de frango (cortado à passarinho)
02 dentes de alho picado
1/4 xícara de vinagre
02 unidades de folha de louro
02 colheres de sopa de óleo de soja ou azeite de oliva
01 unidade de cebola grande ralada
02 unidades de tablete de caldo de galinha
01 colher de sopa de colorau
02 xícaras de arroz
01 unidade de pimentão verde (em cubos)
01 unidade de cenora (em cubos)
01 lata de milho verde
04 xícaras de água fervente
Tempere o frango com o alho, o vinagre, o louro e o sal. Reserve. Aqueça o óleo ou o azeite de oliva em uma panela de pressão, refogue o frango e junte os demais ingredientes, sendo por último a água fervente. Feche a panela assim que abrir fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por 3 minutos. Abra a panela somente após 20 minutos. Sirva.

Tortinha Serenata

Receita Mais Você executada pela
300 gramas de chocolate branco (picado)
02 xícaras de pasta de amendoim
300 gramas de chocolate meio amargo (picado)
Disponha forminhas de papel em algumas forminhas de alumínio para empada.Derreta em banho-maria ou no microondas o chocolate branco picado com 01 xíc. da pasta de amendoim, mexendo sempre. Despeje um pouquinho desta mistura dentro das forminhas de papel, até a metade, e leve-as à geladeira por 10 minutos.Enquanto isso, numa outra panela em banho-maria ou no microondas, derreta o chocolate meio-amargo picado com o restante da pasta de amendoim, mexendo sempre. Reserve.Retire as forminhas da geladeira e complete-as com a mistura de chocolate meio-amargo. Deixe na geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro e as sirva. Essas tortinhas duram 01 semana na geladeira ou 01 mês no freezer).

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pé De Moleque Trakinas

01 lata de leite condensado
02 colheres de sopa de margarina
100 gr chocolate ao leite picado
100 gr de amendoim torrado
01 pacote de biscoito Trakinas de chocolate

Em um refratário fundo coloque o leite condensado, a margarina e o chocolate picado e mexa bem. Leve ao microondas por 03min na potêcia média, retire do microondas e misture bem. Volte o refratário ao microondas por mais 02min, tire e mexa novamente. Quebre os biscoitos Trakinas e junte ao creme de chocolate com os amendoins. Despeje tudo numa forma untada com manteiga, espere esfriar e corte em quadradinhos.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bolo Leite Ninho

Calda:

03 copos americanos de água
01 copo americano de açúcar
03 unidades de cravo da índia
01 unidade de pau de canela

Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até a começar a ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.
Massa:
04 unidades de ovo
02 xícaras de açúcar
02 xícaras de farinha de trigo
02 colheres de sopa de leite em pó (Ninho)
01 colher de sopa de fermento em pó
01 xícara de água quente
01 colher de sopa de margarina
Coloque na tigela da batedeira os ovos e o açúcar e bata bem até dobrar de volume. Aos poucos adicione a farinha, o leite em pó, o fermento e por último a água quente com a margarina derretida. Coloque em forma untada e polvilhada e leve ao forno pré aquecido temperatura baixa (180°C), por aproximadamente 01 hora.
Recheio e Cobertura:
200 gramas de manteiga sem sal
04 colheres de sopa de açúcar
01 lata de leite condensado
10 colheres de sopa de leite em pó (Ninho - bem cheias)
01 lata de creme de leite (sem soro)
500 gramas de chocolate branco (para decorar)
Coloque na tigela da batedeira a manteiga e o açúcar. Bata bem e ainda batendo, acrescente o leite condensado em fio. Junte o leite em pó às colheradas. Coloque o creme de leite e é só misturar. Reserve na geladeira.
Montagem:

Monte o bolo dividindo-o ao meio no prato que irá servir. Umedeça a base com a calda, coloque um pouco de recheio, coloque a outra parte do bolo, umedeça novamente e cubra com o restante do creme. Decore com o chocolate branco ralado.

Torta Salgada Cremosa

Leve adaptação da receita de Daniel Bork e foto de Lilian no Tudo Gostoso.
02 xícaras de leite
01 xícara de óleo de soja
02 colheres de sopa de margarina
05 unidades de ovo
01 xícara de batata (cozida)
2.5 xícaras de farinha de trigo
01 colher de sopa de fermento em pó
recheio a gosto
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador e reserve. Unte uma assadeira com bastante margarina e espalhe toda a massa batida. Coloque o recheio escolhido e cubra com 01 copo de requeijão. Salpique parmesão e leve para assar em forno pré aquecido até dourar.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Massa Coxinha Lecadô

A história da confeitaria Lecadô está diretamente ligada ao significado da palavra que deu origem ao nome Le Cadeau, que em francês significa "o presente".
Tudo começou com uma menina de 10 anos, que para ajudar a família aprendeu com a tia os segredos de docinhos, massas, recheios, bombons, fondants e caramelados. A menina cresceu e a família abriu uma pequena loja ao lado da Universidade Gama Filho, no bairro da Piedade, aqui no Rio. O sucesso da lojinha foi tão grande que deu impulso para a abertura do "Cantinho da Titia", na Tijuca, uma homenagem à Tia Léa, autora das receitas de sucesso. Quando buscavam uma marca para oficializar a loja, uma cliente sugeriu o nome "Le Cadeau", que abrasileiraram para LECADÔ. Hoje a rede de docerias conta com treze lojas, 25 anos de história e muitos títulos de melhor doceria em sua área de atuação. Amo muito tudo aquilo!
02 c. sopa de óleo de soja

03 c. sopa de cebola ralada
500 gr de batata cozida e amassada
1.5 Litro de leite
01 c. chá de noz moscada ralada
02 unidades de tablete de caldo de galinha
01 c. sobremesa rasa de sal
01 caixinha de creme de leite
07 copos de farinha de trigo peneirada
100 gr de manteiga ou margarina
02 unidades de ovos inteiros
A primeira forma:
Frite a cebola ralada no óleo de soja até que fique transparente, mas não deixe dourar! Junte um pouco do leite e a batata amassada. Misture e coloque o restante do leite aos poucos, mexendo para dissolver bem a batata. Junte a noz moscada, os 02 tabletes de caldo de galinha e o sal. Deixe ferver e acrescente o creme de leite, a farinha e a manteiga ou margarina, mexendo até desgrudar do fundo da panela. Depois de morno, acrescente os 02 ovos crus, sovando bem a massa. Pronto! Agora é só rechear, modelar, empanar, fritar e se deliciar. Se for fazer para festa, rende 120 salgadinhos e pode usar para fazer coxinha, risolis, bolinha de queijo, bolinho de carne moída, etc.
Segunda forma:

Frite a cebola ralada no óleo de soja até que fique transparente, mas não deixe dourar! Bata no liqüidificador o leite, a batata cozida, os ovos, a noz moscada ralada, os 02 tabletes de caldo de galinha e o sal. Em seguida despeje na panela com a cebola e deixe ferver. Quando abrir fervura, abaixe o fogo e coloque o creme de leite e a farinha de trigo, mexendo até desgrudar do fundo da panela (não retire a panela do fogo, senão a massa perde o ponto e fica difícil de trabalhar). Misture a farinha com o líquido e vá colocando a manteiga às colheradas. Você verá que vai ficar muito fácil de trabalhar a massa. Continue mexendo até agregar toda margarina. Coloque a massa numa bacia grande e espalhe a massa, continuando a sovar até ficar bem lisinha. Fica muito macia e saborosa. Depois, é só escolher o recheio.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Bolo Trufado de Abacaxi

Fotos de Josiane Wuleszny. Referência nas mesmas.
Massa:
06 unidades de ovo (em temperatura ambiente)
02 xícaras de açúcar
03 xícaras de farinha de trigo peneirada
01 copo americano de água
0,5 copo americano de óleo de soja ou de milho
01 colher de sopa de fermento em pó
Doce de Abacaxi:
02 unidades de abacaxi grande picado miúdo
02 xícaras de açúcar
Calda:
cascas de 01 abacaxi
01 xícara de açúcar
800 ml de água
cravo da índia a gosto
Trufa:
01 unidade de receita pronta de doce de abacaxi
01 kg de chocolate branco
02 caixas de creme de leite
02 colheres de sopa de conhaque
02 colheres de chá de essência de abacaxi
Doce de Abacaxi:
Descasque e pique o abacaxi bem miudinho. Escorra-o de seu caldo e cozinhe com o açúcar em fogo lento até apurar bem (de 15 a 20min). Reserve para esfriar.
Calda:
Leve ao fogo as cascas do abacaxi, a água, o açúcar e uns 04 a 05 cravos da índia. Deixe ferver em fogo baixo por 20min. Utilize depois de fria para regar o bolo.
Trufa:
Para a trufa, use um chocolate de boa qualidade. Não use fracionado nem hidrogenado, pois o resultado não é satisfatório. Derreta o chocolate no microondas e acrescente o creme de leite, o conhaque, a essência e o doce de abacaxi com o caldo que se formou na panela. Misture bem, cubra com papel filme e deixe na geladeira de 02 a 03 horas para a trufa ganhar consistência.
Massa:
Peneire a farinha de trigo com o fermento, ferva o óleo com a água, unte e enfarinhe uma fôrma de 30cm de diâmetro e pré-aqueça o forno à temperatura baixa (180°C). Bata de 07 a 10min os ovos inteiros com o açúcar, até que fique muito claro, quase branco e com bastante volume. Abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e despeje a água com o óleo. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma espátula ou fouet, misture aos poucos a farinha com fermento, tendo o cuidado de não perder o volume. Deite a massa na fôrma preparada e leve ao forno até que esteja dourado e que um palito, espetado no centro do bolo, saia limpo. Aguarde esfriar pelo menos 10min antes de desenformar.
Montagem e
Decoração:
Monte o bolo na própria fôrma que usou para assá-lo. Retire a massa já assada, lave a fôrma e forre-a com papel alumínio. Coloque uma parte da massa assada na fôrma forrada e monte o bolo:
- 01 parte da massa
- regue com a calda
- 01 parte do recheio trufado
- mais uma parte da massa
- regue com a calda
- mais uma parte do recheio trufado
- a última parte da massa
- regue com a calda
Cubra muito bem a fôrma, compactando o bolo e leve à geladeira de véspera. No dia seguinte, vire-o no prato que irá servir e decore a gosto com Chantilly e raspas de chocolate branco.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Creme de Limão

Receita da saudosa culinarista Ofélia
Esse creme é uma D-E-L-Í-C-I-A. Dá pra comer purinho, fazer pavês, tortinhas ou o que sua imaginação quiser. Recomendo sem pestanejar.

01 litro de leite
01 unidade de limão
01 unidade de pedaço de canela em pau
06 unidades de gema
02 xícaras de açúcar
01 lata de leite condensado
05 colheres de sopa de amido de milho

Reserve o suco do limão e ferva o leite com a sua casca e a canela em pau. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar até ficar bem clarinho e formar um creme. Adicione o suco de limão reservado e o leite condensado e continue batendo até homogeneizar.

Retire a casca do limão e a canela do leite e dissolva nele o amido de milho. Junte a mistura de gemas e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até encorpar. Coloque numa tigela ou em tacinhas e leve à geladeira até a hora de servir.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Frango Assado na Pressão

01 frango inteiro limpo
01 cebola grande
tempero caseiro a gosto
1.5 pet de óleo de soja
Descasque a cebola e deixando-a inteira, tire o miolo, deixando somente de 02 a 03 pétalas. Recheie-a com o tempero pronto (se tiver cortado a cebola no meio para desfolhar, feche-a com palito de dente para não abrir) e reserve. Besunte o frango com bastante tempero e coloque a cebola com temperos dentro do frango. Costure a abertura do frango e amarre asas e coxas. Coloque o óleo de soja na panela de pressão e deixe esquentar bastante. Com cuidado, coloque o frango dentro da panela e tampe a panela de pressão SEM O PINO! Não pode pôr o pino de jeito nenhum!!! Deixe cozinhar por 30min, abra a panela e vire o frango do outro lado. Deixe mais uns 20min e retire da panela. Deixe escorrer e sirva.
OBS: O frango não encharca e fica muuuuuuito bom!