sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Cobertura Galak

01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite gelado
02 xícaras de leite em pó Ninho Instantâneo
0.5 xícara de leite integral gelado
01 colher de sopa de emulsificante
200 gr de chocolate branco derretido (opcional)
Juntar todos os ingredientes na tigela da batedeira e bater em velocidade alta por 10min, até o volume da mistura triplicar. Cobrir o bolo e levar para gelar. Se juntar o chocolate derretido, tem que ser ao final da preparação. Serve também como recheio.
200 gr de manteiga sem sal
12 c. de sopa de leite em pó Ninho bem cheias
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite sem soro gelado
01 c. de sopa cheia de emulsificante
500 gr de chocolate branco ralado
Bater na batedeira a manteiga, o leite em pó, o leite condensado e o creme de leite até misturar tudo. Acrescente o emulsificante e bata até dobrar o volume. Recheie e cubra seu bolo e por cima decore com o chocolate branco ralado.
01 copo de leite integral bem gelado
01 copo de açúcar refinado
01 copo de leite em pó Ninho
01 c. de sopa de emulsificante para sorvetes
Bata todos os ingredientes na batedeira em velocidade alta até que fique com a consistência de chantilly. Rende muito!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ferrero Rocher


Ferrero Rocher é um delicioso bombom formado por uma avelã inteira, imersa em um recheio cremoso envolvido por uma delicada camada de chocolate salpicado de pedacinhos avelã. Hum...
250 gramas de chocolate meio amargo
250 gramas de chocolate ao leite
400 gramas de creme de avelã (Nutella)
100 gramas de avelãs (sem pele, torradas e trituradas)
01 colher de café de essência de avelã (opcional)
avelãs inteiras (torradas e sem pele) a gosto
Derreta os dois chocolates e em fôrminhas para bombom, faça as casquinhas finas. Recheie com a Nutella, dentro coloque uma avelã e vede com mais chocolate. Leve à geladeira, retire das forminhas e banhe-as novamente em chocolate derretido e frio com as avelãs trituradas. Embrulhe em papel chumbo dourado e distribua em forminhas para docinhos na cor marrom.

Bolo Cremoso de Banana

Massa
100 gramas de manteiga ou margarina
02 xícaras de açúcar
03 unidades de ovo
03 xícaras de farinha de trigo
1,5 xícaras de leite
1,5 colheres de sopa de fermento em pó
01 pitada de sal
01 colher de sobremesa de essência de baunilha
Recheio
10 unidades de bananas prata maduras
04 colheres de sopa de açúcar
0,5 colher de sobremesa de canela em pó
1/3 xícara de suco de limão
Farofa
01 xícara de farinha de trigo - Farofa
04 colheres de sopa de manteiga ou margarina
Massa:
Bata a manteiga com o açucar até formar um creme. Juntar os ovos inteiros, bater bem e adicionar a farinha de trigo e o leite alternadamente. Junte o fermento, sal e a baunilha. Reserve.
Recheio:
Amassar as bananas e juntar o açúcar, canela e limão. Reservar.
Farofa:
Misturar os ingredientes da farofa e reservar. Untar um tabuleiro, enfarinhar e colocar a metade da massa. Distribuir o recheio de banana e cobrir com o restante da massa. Cobrir com a farofa e levar ao forno pré aquecido para assar. Uns 45min a 180ºC ou até dourar.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Nutella Caseira

180 gr de avelãs sem casca
300 gr de chocolate meio amargo derretido
300 gr de açúcar
210 gr de manteiga sem sal
150 ml de leite morno
Mergulhe as avelãs em água fervente e deixe por 01min. Escorra e quando amornarem, elimine a pele esfregando com um pano de prato. Seque bem. Derreta o chocolate com a manteiga e triture bem as avelãs com o açúcar no processador de alimentos. Verta-as em uma tigela.
Junte o leite morno e a margarina com chocolate às avelãs e misture com um garfo. A mistura tem que estar morna para derreter completamente o açúcar. Coloque potes de vidro e leve à geladeira. Conserva-se por cerca 02 meses nesta situação.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Massa Semi Folhada

Alternativa rápida, barata e fácil para salgados ou doces folhados.
600 gramas de farinha de trigo especial peneirada
04 colheres de sopa de manteiga ou margarina com no mínimo 60% lípídios
02 colheres de sopa de vinagre branco
02 unidades de gema
01 colher de chá de sal
01 colher de sopa de fermento em pó

Reserve a farinha e misture bem todos os outros ingredientes. Depois de bem agregados, acrescente a farinha aos poucos, até desgrudar das mãos. Abra a massa, enrole como rocambole e pressione com o rolo, abrindo novamente. Enrole mais uma vez como rocambole e embrulhe em filme plástico, deixando descansar por 01h na geladeira. Para usar, abra-a pressionando levemente sem desenrolar o rocambole, pois assim serão formadas as folhas. Use de acordo com sua receita.

Torta Salgada




Receita Nestlé

A melhor torta salgada que já fiz! Sempre dá certo, nas medidas certinhas!
01 xícara de leite integral
03 ovos em temperatura ambiente
0.5 xícara de óleo de soja
03 c. sopa de queijo parmesão ralado
02 xícaras de farinha de trigo especial
01 c. sopa de fermento em pó
02 c. sopa de salsa picada
Recheio a gosto (usei salsicha)
Bata no liquidificador o leite e os ovos até homogeneizar bem. Junte o óleo de soja, o queijo parmesão e sal a gosto e bata mais um pouco e reserve. Em uma tigela, peneire a farinha com o fermento e despeje a mistura do liquidificador, incorporando delicadamente. Junte também a salsa picadinha.
Unte uma assadeira com bastante margarina e despeje metade da massa. Distribua o recheio e coloque por cima a outra metade da massa. Leve para assar em forno alto pré aquecido por aproximadamente 35 - 40 minutos.

domingo, 23 de novembro de 2008

Pão de Batata

01 sachet de fermento biológico seco
01 c. sopa de açúcar
02 batatas médias cozidas e espremidas
01 copo de leite integral morno (medida copo de requeijão)
02 ovos em temperatura ambiente
01 c. sopa de sal
0.5 xícara de óleo
Farinha de trigo especial peneirada (cerca de 800 gr)
Junte em uma tigela grande o fermento, 0.5 xíc. de farinha, o açúcar e 1/4 de água morna. Faça uma papinha e reserve por 05min dentro do microondas. Leve essa esponjinha ao liquidificador com o restante dos ingredientes e bata até ficar bem homogêneo. Ponha a mistura de volta à tigela e acrescente a farinha de trigo aos poucos, sovando muito bem, até quando não mais ficar nada grudado nas mãos ou no recipiente (mas não deixe a massa muito seca!). Deixe a massa crescer por 45min dentro do microondas.
Depois de crescida, abra a massa aos poucos com o auxílio de um rolo, recheie a gosto e arrrume em forma untada um perto do outro. Deixe crescer novamente e quando dobrar de volume, pincele com gema e polvilhe com mussarela. Coloque para assar em forno médio alto até dourar (mais ou menos 1 hora).

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Massa para Salgados Assados


Pequena alteração da receita de Miriam Gonzales.
Acho que é a massa que eu procurava! Como foi a primeira vez que fiz, percebi que os conselhos para se trabalhar bem a massa, para que se desenvolva o glúten, é batata! E tem que se abrir a massa com o rolo bem fininha, para que fique uma massa confortavelmente palatável com o recheio. Amei! Gostei tanto, que vou experimentar outras receitas!!!!!
01 sachet de fermento biológico seco (ou 30gr / 02 tabletes do fermento biológico fresco)
01 xícara de leite integral morno
01 xícara de água morna
02 ovos em temperatura ambiente
01 c. sopa de açúcar
01 c. sopa de sal
0.5 xícara de óleo de soja
02 c. sopa de margarina em temperatura ambiente
04 c. sopa de creme de leite
Farinha de trigo peneirada até soltar das mãos (+ ou - 800gr)
Recheio a gosto (Salsichas, Queijo com Presunto, Frango com Catupiry, Carne Moída...)
Reserve a farinha e leve os outros ingredientes ao liquidificador, batendo até dissolver tudo e ficar uma mistura bem homogênea. Despeje em uma tigela grande e junte a farinha de trigo peneirada aos poucos, sovando muito bem. Não deixe a massa seca ficar demais. Deixe descansar por 01 hora no microondas (esquente 01 copo de água por 01 minuto no micro. Ponha o copo com água quente no fundo do micro e coloque a tigela com a massa. Feche o micro).
Abra a massa do tamanho desejado, aos poucos com um rolo, bem fininha (eu abri na placa de melanina com o rolo de acrílico levemente untados com óleo). Recheie a gosto (eu usei salsichas com molho bem sequinho, queijo com presunto e queijo com orégano) e pincele com a mistura de 01 gema com 01 c. sopa de óleo de soja. Deixe descansar por mais 10min e leve para assar por 20min (não precisa untar a fôrma), em forno beeeeeeeeeeem pré aquecido.

Falso Bacalhau

01 kg filé de merluza
03 c. sopa bem cheia de sal
01 litro de água
Ferver os filés na água e sal por 10 minutos. Escorra-os e arrume os filés em uma assadeira de modo que os filés não fiquem um em cima do outro. Coloque a assadeira descoberta na geladeira e deixe de um dia para o outro. No dia seguinte, desfie e aplique em qualquer receita de bacalhau (se achar um pouco além de sal, deixe de molho em água fria até o ponto desejado).
Essa receita de merluza fica idêntica ao bacalhau, inclusive em sua textura fibrosa característica. É perfeita para fazer salgadinhos e outros pratos. Acredite! Você já comeu muita merluza pensando ser bacalhau. A merluza e o bacalhau são parentes próximos, ambos da mesma espécie Merluccius. Só não se compara ao bacalhau alto, mas testei em outras receitas como bolinho, moqueca, fritadas, salgadinhos, rocambole, tortas e fica uma delícia, não deixando nada a desejar. Melhor do que este somente o bacalhau Norueguês ou do Porto, que não têm comparação.

Bolo de Fubá Preguiçoso


Foto http://www.atribunamt.com.br/de-mulher-p(...)
01 xícara de leite morno
01 xícara de óleo
01 ovo
01 c. sopa de margarina
01 xícara de açúcar
01 xícara de farinha de trigo
01 xícara de de fubá
01 c. sopa de fermento em pó
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte fartamente uma fôrma de cone e reserve. Bata no liquidificador o leite morno, o óleo de soja, o ovo e a margarina. Agregue aos poucos, sempre batendo, o açúcar, o fubá e a farinha de trigo. Junte sem bater o fermento em pó. Despeje na fôrma reservada e leve ao forno por mais ou menos 40min. Não é daqueles bolos de fubá seco. Experimentem!

Rabada com Polenta Mole

1,5 kg de rabada
1,5 litros de água

02 unidades de tablete de caldo de carne
03 dentes de alho picado
01 unidade de cebola grande (picada)
01 colher de sopa de óleo de soja
01 lata de molho de tomate refogado
sal a gosto
02 xícaras de fubá
01 litro de água
02 colheres de sopa de óleo de soja
sal e pimenta a gosto

Em uma panela de pressão doure o alho e a cebola no óleo de soja até escurecer bem e refogue a rabada até perder a cor vermelha. Acrescente a água, o sal e o caldo de carne. Feche a panela e deixe na pressão por 30min. Abra e veja se todas as partes estão macias, as maiores costumam ser mais duras e precisam de mais tempo. Nesse caso, retire as partes que já estão macias e deixe por mais 10min de pressão as maiores. Para finalizar, acresente o molho de tomate e deixe ferver por mais 10min. Sirva com a polenta mole.
Polenta mole: Misture bem todos os ingredientes frios. Leve então ao fogo alto por 15min, mexendo sempre, sem parar. Está pronta para servir.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pão de Queijo

01 copo de óleo de soja (medida copo de requeijão)
01 copo de água
01 copo de leite
02 c. de sopa de sal
500 gr de polvilho doce
500 gr de polvilho azedo
500 gr de mussarela ralada
04 ovos grandes
Ferva o óleo com a água, leite e sal. Despeje o líquido fervendo sobre os polvilhos para escaldar e mexa bem. Aguarde a mistura amornar. Depois que estiver morninha, coloque a mussarela ralada e vá adicionando os ovos um a um, sovando muito bem. Amasse até que a massa solte das mãos, pois o segredo é sovar bem a massa. Modele bolinhas e leve ao freezer em assadeira para congelar em aberto. Asse em forno bem pré aquecido ou frite em forma de trancinhas em óleo quente, não fervente, assim que terminar de modelá-las.
4 ovos
2 colheres (sopa) de óleo
3 xícaras (chá) de queijo tipo minas padrão ralado
6 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
1 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de sal
½ kg de polvilho azedo
Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a formaBata os ovos com o óleo em uma tigela, acrescente os queijos e misture. Reserve. Em uma panela, misture o leite, o óleo, o sal e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, desligue o fogo, acrescente o polvilho e misture rapidamente até que solte do fundo da panela. Em seguida, acrescente a mistura de queijos reservada e misture até que fique homogêneo e deixe esfriar. Modele os pães e coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar no forno preaquecido (200 ºC) por cerca de 15 minutos ou até que estejam firmes e dourados. Sugestão: Recheie os pães com requeijão ou queijo tipo cheddar.

Empadas de Bacalhau

01 receita de Massa Podre ou Massa Brisé
02 c. sopa de azeite de oliva
01 cebola média bem picadinha
02 copos de
bacalhau dessalgado processado
50 gr azeitonas sem caroço em rodelas
01 copo de leite
01 c. sopa de farinha de trigo
salsinha picadinha a gosto

Refogue a cebola no azeite até dourar. Junte o bacalhau processado, misture e acrescente a farinha de trigo dissolvida no leite. Depois de engrossado, acrescente as azeitonas. Deixe esfriar.
Forre forminhas de empadas com a massa escolhida, recheie e tampe. Pincele as empadas com a mistura de 01 gema + 02 c.s. de azeite ou óleo e asse em forno médio até dourar.

domingo, 16 de novembro de 2008

Empadão Delicado

02 unidades de peito de frango
50 gramas de azeitonas
01 unidade de tablete de caldo de galinha
temperos caseiros (louro em folha, sal, pimenta do reino, colorau, tomate, cebola picada e alho amassado)
03 colheres de sopa de azeite de oliva
03 unidades de ovo, claras e gemas separadas
01 caixa de creme de leite
sal a gosto
50 gramas de queijo ralado
Lave os peitos de frango e corte-os em 04 partes cada um. Em uma panela de pressão, doure no óleo 01 cebola picada e 02 dentes de alho socados. Junte 01 tomate picado, 01 folha de louro, o tablete de caldo de galinha, 01 c. chá de tempero completo, 01 pitada boa de pimenta do reino, 02 c. chá de colorau e 1/2 copo de água. Mexa bem e depois dos temperos dissolvidos, coloque os peitos de frango cortados e cubra-os com um pouco mais de água. Cozinhe na pressão por 20min.
Tire a pressão da panela e ponha o frango em uma tigela. Aproveite o frango quente e desfie com o auxílio de um garfo. Dissolva 02 c. sopa de farinha de trigo no caldo de cozimento do frango morno e reserve (não engrosse agora).
Em outra panela doure mais 02 dentes de alho amassados em 02 c. sopa de azeite e junte o caldo de frango reservado. Mexa até engrossar, apague o fogo e junte o peito de frango desfiado e os outros ingredientes do recheio.
Forre um refratário médio com a massa e recheie com o recheio de frango frio. Bata as claras em neve, junte as gemas e bata mais um pouco. Junte então o creme de leite e mexa delicadamente. Cubra todo o recheio com essa mistura e polvilhe queijo ralado. Asse em forno médio pré aquecido, por mais ou menos 30min, até ficar firme e dourado.

Sorvete Carioca

01 lata de leite condensado
02 unidades de gema
01 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
01 lata de creme de leite sem soro
01 colher de sopa de chocolate em pó
02 unidades de clara (em neve)
Numa panela misture bem o leite condensado, as gemas e o leite e leve ao fogo mexendo sempre até ferver. À parte, bata as claras em neve e misture ao creme de leite. Junte essas duas misturas unindo-as bem. Divida a massa em duas partes iguais e acrescente o chocolate em pó em uma delas. Num pirex redondo, com uma colher de sopa em cada mistura, vá mesclando as duas massas, formando montinhos de cada uma. No fim, ponha pra gelar no freezer até a hora de servir.

Esterilizando Vidros Para Conservas

Potes de vidro e suas respectivas tampas
01 panela (grande o suficiente para todos os potes)
No fundo da panela coloque um pano limpo dobrado. Sobre o pano, apóie o vidro (ou os vidros, se a panela for grande o suficiente). Encha com água - o vidro também deve ser preenchido e deve permanecer aberto. A panela precisa ser alta o suficiente para que a água cubra todo o vidro. Leve a panela ao fogo alto, espere ferver e marque 20min. A tampa, se for de metal, pode ser levada ao fogo junto com o vidro. Se for de plástico, coloque-a na água fervente apenas nos últimos 05min. Espere a água da panela esfriar um pouco antes de tentar retirar o vidro ou use pinças próprias para retirá-lo. O vidro e a tampa devem secar ao natural, para evitar os fiapos do pano de prato.
Não apóie o vidro quente diretamente sobre uma superfície fria, pois ele pode trincar. Algumas conservas só podem ser montadas após o vidro esfriar. Tenha paciência e siga corretamente as indicações de preparo, para não comprometer o resultado.

Tomates e Pimentões Secos

Tomate Seco Rápido:
03 kg de tomate
01 c. de sopa de sal
1,5 xícara de açúcar
vinagre q.s.p. (quantidade suficiente para)
01 xícara de azeite de oliva
06 dentes de alho espremidos
01 c. de sobremesa de orégano
01 c. de sobremesa de sal
Louro e pimenta do reino a gosto
Corte os tomates ao meio e tire as sementes. Coloque uma colherinha de café de vinagre em cada tomate cortado e polvilhe com sal e açúcar. Coloque-os no microondas com a pele para baixo em um refratário grande por 25min, retirando o excesso de água dos tomates a cada 05min de forno. Depois desse processo, vire-os e deixe de 10 a 15min em potência alta ou até parar de sair água. Obs: Não coloque no micro os 03 kg de tomates de uma só vez, coloque os tomates de modo a completar o prato do micro, um ao lado do outro.
Após o processo do micro, leve os tomates ao forno alto (200°C) por 30min ou até que a pele fique um pouco seca. Desligue o forno, mas não os retire até que estejam totalmente frios.
Tempere com alho picado, folhas de louro, pimenta, azeite... Misture bem e coloque em vidros esterilizados (saiba como). Complete com azeite até o topo e deixe descansar alguns dias antes de consumir.
Pimentão Seco:
02 unidades de pimentão de cor a gosto
02 dentes de alho amassados
Sal e azeite de oliva a gosto
Corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento e leve para assar por cerca de 30min. Depois de assados, retire a pele e sementes, corte em tiras e tempere com sal e alho (acrescente temperos a gosto). Cubra com azeite e sirva, ficando melhor a partir do dia seguinte.

Massa para Salgadinhos

Massa para coxinhas, risolis, croquetes de carne, de camarão, de calabresa,
bolinha de queijo, ovo de codorna empanado, bolinha de catupiry, etc.
Massa I:

02 colheres de sopa de margarina
02 unidades de tabletes de caldo - sabor a gosto
02 copos de leite (medida copo de requeijão)
02 copos de água (medida copo de requeijão)
04 copos de farinha de trigo (medida copo de requeijão)

Leve o leite e a margarina ao fogo e quando começar a ferver, coloque a água e o tablete de caldo. Quando voltar a ferver, coloque a farinha em duas partes, mexendo sempre até desgrudar da panela. Retire a massa a panela e sove bem em superfície lisa. Modele seus salgadinhos depois da massa morna, recheando-os a gosto. Empane e frite ou congele seus salgadinhos.
Massa II:
01 dente de alho amassado
0,5 xícara de manteiga ou margarina
04 xícaras de leite
01 unidade de tablete de caldo - sabor a gosto
01 colher de café de tempero misto (pimenta com cominho)
Sal a gosto
04 xícaras de farinha de trigo
02 c. de sopa de fubá
Em uma panela frite o alho na manteiga, junte o leite e o caldo. Tempere com a pimenta, cominho e o sal e deixe levantar fervura. Retire do fogo, junte a farinha de trigo e o fubá de uma só vez e misture bem. Volte ao fogo brando e continue a mexer até que a massa desprenda da panela. Ponha a massa em uma superfície lisa e sove até ficar lisa e homogênea. Deixe esfriar e modele seus salgados, que têm que ser empanados antes de fritar.
Mistura para empanar Salgadinhos:

03 copos de água
02 colheres sopa de amido de milho
02 ovos
Bater tudo do liqüidificador e utilizar para empanar salgadinho feito com qualquer tipo de massa cozida. Antes de fritar, passe na farinha de rosca ou em macarrão cabelinho de anjo triturado.
Obs: Sove bem a massa de salgadinho, trabalhando-a sempre. Isso é muito importante para que os salgadinhos não rachem. Quando tirá-la da panela, ainda quentinha, trabalhe a massa. Sove bem para ficar gostosa de trabalhar e não rachar. Outra coisa que faz rachar é não empanar logo em seguida. A massa resseca com o vento e acaba rachando.

O Feio Gostoso

0,5 xícara de óleo
01 xícara de leite
03 unidades de ovo
01 c. de sal
200 gr de mussarela ralada ou queijo fresco
03 xícaras de polvilho doce
01 c. de chá de orégano
01 c. de sopa de fermento em pó
Queijo parmesão ralado para polvilhar

No liquificador bata bem o óleo, o leite, os ovos e o sal. Junte a mussarela ralada e bata mais um pouco. Despeje em uma vasilha e misture o polvilho doce e o orégano, mexendo com uma colher. Incorpore o fermento e mexa mais um pouco. Coloque a massa obtida em uma forma de furo central de 24cm de diâmetro, untada e polvilhada com queijo parmesão ralado. Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 30min ou até dourar. Sirva.

Lasagna das Latas

Foto John A. Rizzo site Gettyimages.com
01 pacote de massa de lasanha fresca
01 lata de molho de tomate pronto refogado
01 lata de ervilha
01 lata de creme de leite
300 gramas de mussarela fatiada
300 gramas de presunto fatiado
queijo parmesão ralado (para polvilhar) a gosto
Misture o creme de leite, a ervilha escorrida e o molho de tomate. Num refratário, coloque um pouco de molho, uma camada de massa, uma de queijo e uma de presunto. Repita as camadas até acabar os ingredientes, devendo a última camada ser de queijo. Polvilhe o queijo ralado e leve ao microondas por 15min na potência forte (o queijo deve derreter e o molho borbulhar). Aguarde uns 8 minutos e pode servir.

Açúcar de Baunilha

Não lembro de onde tirei a receita, mas é um coringa pela simplicidade do preparo e dura muito tempo!
01 kg de açúcar refinado
04 unidades de fava de baunilha
Escolha as favas com aspecto flexível e bem brilhante, polpudas, de preferência embaladas em tubos ou a vácuo. Coloque no processador (ou liquificador) as favas e triture. Raspe as laterais e triture novamente. Adicione todo o açúcar e processe por cerca de mais 02min. Peneire essa mistura em uma tigela, coloque eventuais pedaços de volta ao processador e triture mais uma vez. O resultado será uma mistura de coloração levemente cinzenta - o verdadeiro açúcar de baunilha!
Guarde em um recipiente hermético. Para um resultado mais sutil, simplesmente deixe as favas com o açúcar, dentro do recipiente hermético durante uns 15 dias pelo menos. Use para adoçar suco, cafés, chás, fazer doces etc.
Para o preparo de receitas, a baunilha deve ser utilizada deitando-se a fava sobre uma superfície plana e dividindo-a ao meio, no sentido longitudinal, com uma faca bem afiada. De seu interior saem minúsculos grãos (quase um pozinho), que são então adicionados à receita. A casca, que também tem sabor, pode ser utilizada em infusões, como no leite que será utilizado na confecção de um creme ou no açúcar.

Falso Brigadeiro

01 copo de leite integral (medida copo americano)
04 colheres de sopa de achocolatado em pó (Nescau)
02 colheres de sopa de manteiga ou margarina
03 colheres de sopa de açúcar
01 pitada de bicarbonato de sódio
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo mexendo até engrossar na consistência desejada, de 20 a 30 min. Retire e deixe esfriar. Use para cobrir bolos, mas se vc deixar mais tempo no fogo, dá ponto de enrolar brigadeiros daqueles de casquinha macios por dentro.

sábado, 15 de novembro de 2008

Quindim de Leite Condensado

02 latas de leite condensado
01 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
08 unidades de ovo
100 gramas de coco seco ralado
Unte uma forma para pudim com margarina e polvilhe bastante açúcar. Bata todos os ingredientes no liqüidificador e coloque na forma preparada. Leve para assar em forno quente, em banho maria, coberto com papel alumínio por cerca de 50min. Retire o papel e deixe dourar. Depois de bem frio, desenforme e leve à geladeira.

Quindim Fácil

05 unidades de gemas
03 unidades de ovo
02 copos de açúcar (medida copo americano)
01 copo de leite (medida copo americano)
100 gramas de coco seco ralado
01 colher de sopa de margarina
Unte uma forma para pudim com margarina e polvilhe bastante açúcar. Bata todos os ingredientes no liquidificador e deite na forma. Leve para assar em forno quente, em banho maria, coberto com papel alumínio por cerca de 50min. Retire o papel e deixe dourar. Depois de bem frio, desenforme e leve à geladeira.



05 gemas peneiradas
02 ovos inteiros
01 xícara de açúcar
100 gr de coco ralado desidratado
02 c. de sopa de água
01 c. de sopa de margarina derretida
01 c. de chá de baunilha
Bata os ovos inteiros e acrescente as gemas peneiradas. Misture bem, junte a água, a baunilha e a margarina, sempre mexendo. Coloque o açúcar e o coco ralado e misture delicadamente. Despeje essa mistura em uma forma de pudim untada com bastante margarina e polvilhada com açúcar. Leve para cozinhar em banho maria, no fogo baixo, por mais ou menos 30min. Espete uma faca ou palito, e saindo limpinho, já pode desligar o fogo e esperar amornar. Sirva.

Bolo Bomba

Foto do Blog da querida amiga Cristiane
Recheio:
01 lata de leite condensado
03 medidas da lata de leite integral
03 gemas
03 c. sopa de amido de milho
01 lata de creme de leite gelado sem soro
Coloque os ingredientes numa panela em fogo brando, mexendo sempre para não empelotar. Depois de engrossar e esfriar, junte a lata de creme de leite gelado.
Massa:
03 c. sopa de manteiga ou margarina
03 ovos separados (claras em neve)
01 xícara de leite integral
03 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de chocolate em pó (do padre)
03 xícaras de açúcar
01 c. sopa de fermento
Bata na batedeira todos os ingredientes, deixando para agregar por último o fermento e as claras em neve. Coloque metade da massa em forma untada e depois, às colheradasm, coloque o creme (não ponha creme nas bordas do bolo!). Em seguida coloque delicadamente a outra parte da massa. Asse em forno baixo pré aquecido e fazendo o teste do palito quando começar a cheirar, se este sair limpo, retire do forno e deixe esfriar para desenformar.

Rocambole de Pastel

Foto http://rainhasdolar.com/index.php?itemid=1796
01 unidade de rolo de massa de pastel
recheio a gosto
Pegue um rolo de massa de pastel, desses comprados prontos, e abra sem retirar o plástico. Solte sua imaginação: coloque o recheio que vc quiser... Carne Moída, Presunto com Mussarela e Tomates, Peito de Peru com Queijo, Frango com Catupiry, Queijo com Goiabada, Banana com Canela, etc...
Enrole com a ajuda do plástico como se fosse um rocambole, pincele com gemas, leve ao forno até dourar e delicie-se!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Crock

16 biscoitos maisena quebrados
24 balas de caramelo (tipo Butter Toffe ou Aymoré)
02 c. sopa de leite integral
01 xíc de amendoim picado
01 xíc de chocolate meio amargo picado
margarina para untar
Em um refratário grande, forrado com papel alumínio untado, coloque os biscoitos quebrados. Em uma tigela de vidro, misture as balas com o leite e leve ao microondas por 02 minutos, até derreter. Despeje essa mistura rapidamente sobre os biscoitos. Salpique o amendoim sobre o caramelo e distribua por cima o chocolate picado. Leve ao microondas até derreter levemente o chocolate. Espalhe o chocolate derretido com o auxílio de uma colher e deixe esfriar. Desenforme o doce levantando o papel alumínio. Sirva em pedaços.

Pastel de Forno

Minha mãe fazia esses pasteizinhos e recheava com carne, frango, camarão, bacon com ameixa ou abacaxi, presunto Parma e Parmesão... Hum... Foto do Mauro.
Massa I:
500 gr de gordura vegetal hidrogenada em temperatura ambiente
01 kg de farinha de trigo
350 ml de refrigerante de guaraná ou limão, em temperatura ambiente
01 colher de chá de sal
Em uma tigela amasse a gordura vegetal hidrogenada com a farinha e o sal até que toda farinha esteja umedecida com a gordura. Junte aos poucos todo o refrigerante, trabalhando bem a massa até ficar lisa e uniforme. Deixe descansar por 15min na geladeira. Abra em superfície enfarinhada, corte em círculos e recheie a gosto. Pincele com gema e se quiser, salpique gergelim ou papoula. Asse em forno médio até dourar e sirva.
Massa II:
05 xícaras de farinha de trigo
250 gr de manteiga ou margarina (de no mínimo 60% de lipídios)
02 unidades de ovo
01 colher de chá de sal
02 colheres de sopa rasa de vinagre
Gema para pincelar
Recheio de sua preferência
Em uma vasilha misture a farinha, a margarina, o ovo, o sal e o vinagre. Amasse bem até a massa ficar homogênea. Envolva-a em papel filme ou saco plástico e leve à geladeira por 30min. Abra a massa com rolo em superfície enfarinhada. Corte-a do tamanho preferido, distribua o recheio, feche os pastéis e pincele com a gema. Asse em forno pré-aquecido.
Massa III:
01 copo medida requeijão de leite morno
02 unidades de gema
03 c. de sopa de margarina
Sal a gosto
Farinha de trigo até a massa ficar macia e não mais sujar as mãos (+/- 600 gr)
Coloca-se os ingredientes em uma bacia, exatamente na ordem acima. Deixe repousar por uns 15min na geladeira e pronto. Uma massa super macia que vai ao forno, pode ser frita, usada em empadinhas, enroladinhos...

Marshmallow

Marshmallow Rápido:
01 xícara de claras (bem geladas)
02 xícaras de glaçúcar
02 colheres de sopa de Karo
01 colher de sopa de emulsificante
01 colher de chá de essência ou pó para sorvete sabor a gosto
Levar todos os ingredientes à batedeira e bater em velocidade potente por 10 min, até firmar bem (quando o marshmallow levanta, cobrindo as pás da batedeira). Não aumente a quantidade de emulsificante. Pode ficar fora da geladeira, pois dura em bolos e tortas por dias e para confeitagem pode usar com qualquer bico. Dura 2 meses na geladeira e 6 meses no freezer.
Marshmallow Ordinário (O sucesso depende do ponto da calda!)
02 xíc de chá de açúcar
01 xíc de chá de água
03 claras - gotas de baunilha a gosto
Misture a água com o açúcar e a baunilha e leve ao fogo, sem mexer, fervendo até ponto de voar (mergulhando uma escumadeira na calda, levantando-a e sopre - dos orifícios da escumadeira saem voando umas bolhinhas como de sabão). Este é o ponto em que a calda deve ser despejada lentamente sobre as claras em neve e deverão ser batidas até esfriar. Com esse marshmallow dá para utilizar bico de confeiteiro tranquilamente. A calda não pode ser em ponto de fio, tem que ser uma calda mais grossa.
Marshmallow Colorido:
02 xícaras de açúcar
01 xícara de água
01 caixa de gelatina (sabor e cor a gosto)
02 unidades de clara
Em uma panela misture a água, o açúcar e a gelatina. Leve ao fogo e ferva por 05 minutos. Bata as claras em neve e sem parar de bater, acrescente a calda quente em fio até o marshmallow engrossar, dando ponto de confeitar e esfriar totalmente.
Merengue Italiano:
01 xícara de claras
03 xícaras de açúcar
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mínimo ou em banho maria, mexendo a mistura com os dedos até que esta fique em temperatura morna (coloca-se na mão e não queima, apenas dá uma sensação de calor). Não pode esquentar muito, do contrário as claras vão cozinhar e isso não pode acontecer. Leve esta mistura à batedeira e bata bastante em velocidade alta, até que o merengue fique na consistência desejada (picos firmes) e que esfrie por completo. Use para coberturas ou até mesmo para assar como suspiro. Essa receita fica bem consistente e não tem o risco de sorar.

Brigadeiro de Microondas

01 lata de leite condensado
04 colheres de sopa de chocolate ou achocolatado em pó
01 colher de sopa de manteiga ou margarina
Num recipiente refratário próprio para microondas grande (o meu é redondo de 17cm de diâmetro com 12cm de altura com capacidade para uns 04 litros e é perfeito para preparar até 02 latas de leite condensado), coloque todos os ingredientes e mexa bem com uma espátula de silicone. Leve o recipiente ao microondas e deixe cozinhar por 06min em potência alta, retirando e mexendo vigorosamente a cada 02min. Ao final do preparo, a massa estará com uma aparência de talhada, mas é só mexer vigorosamente com a colher que vira um brigadeiro maravilhoso!
Dependendo do que eu venha a fazer com o brigadeiro, se for para rechear um bolo, por exemplo, coloco pó para sorvete sabor chocolate ou brigadeiro meio a meio com o chocolate ou achocolatado em pó. Para cada lata de leite condensado, são 06min no total no microondas, só que algumas marcas, após esse tempo no micro, açucaram. A medida é baixar a potência do micro para 80%.

Torta Alemã

100 gramas de manteiga (sem sal)
01 xícara de açúcar
01 lata de creme de leite (sem soro)
01 pacote de biscoito de amido de milho
leite (para umedecer os biscoitos)
0.5 unidade de receita de
brigadeiro de microondas
01 caixa de creme de leite
01 colher de chá de essência de baunilha

Coloque a manteiga, o açúcar e a essência na batedeira e bata até obter um creme bem fofo e liso. Acrescente o creme de leite e bata rapidamente, apenas para misturar. Desligue a batedeira e reserve. Umedeça os biscoitos de maisena no leite e monte camadas de biscoito e do creme reservado em um refratário médio. Misture a caixa de creme de leite com o brigadeiro de microondas e cubra a torta, decorando a gosto. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até que a sobremesa fique bem gelada. Sirva a seguir.

A Legítima Moqueca Baiana


Receita da amada baiana de Ilhéus, BENE. Na família dela tem que ter toda semana. Ainda bem!!! Rsrsrsrsrs...
02 kg de postas do peixe robalo
03 unidades de tomate (sem sementes, em cubos)
02 unidades de cebola (em cubos)
01 maço de coentro (picadinho)
04 unidades de limão (médio, somente o suco)
200 ml de azeite de dendê (de boa qualidade)
500 ml de leite de coco
sal a gosto
Lave bem as postas de peixe em água corrente e reserve. Misture em uma tigelinha a cebola, o tomate, o sal e o coentro picado. Em uma panela tipo caçarola, faça camadas de peixe e temperos, começando e terminando com os temperos. Regue tudo com o leite de coco e leve ao fogo alto com a panela destampada por 15 minutos.
Quando estiver fervendo, regue com o azeite de dendê e aguarde levantar fervura novamente, ainda com a panela destampada. Regue com o suco de limão quando estiver borbulhando e tampe a panela, deixando o prato apurar por mais 15 minutos. Sirva com arroz branco, pirão feito com o caldo da própria moqueca e molho de pimenta.
Atenção: para misturar os ingredientes durante o cozimento, fazer movimentos circulares com a panela, não usando nenhum tipo de utensílio.

Quiche de Cebola

Foto PANELINHA
Super-hiper-mega-ultra elogiada quiche que amigos e familiares
me intimam a fazer em qualquer situação.
05 unidades de cebola em elos fininhos
100 gramas de manteiga ou margarina
02 copos de leite (medida copo de requeijão)
02 unidades de gema
01 colher de sopa de farinha de trigo
100 gramas de queijo parmesão ralado
01 lata de creme de leite sem soro
01 copo de requeijão cremoso (opcional)
02 unidades de clara em neve
sal e orégano a gosto
Ponha as cebolas em uma panela com um pouco de açúcar e cubra com água. Leve ao fogo alto somente até ferver e escorra bem. Refogue a cebola na manteiga ou margarina por uns 10min. Reserve 04 c. de sopa de queijo parmesão ralado e bata o restante no liquidificador com o leite, as gemas e a farinha de trigo. Despeje esta mistura às cebolas, misturando sempre e muito bem para não empelotar. Quando engrossar, junte o creme de leite e / ou o copo de requeijão e apague o fogo. Acerte o sal e deixe o recheio esfriar.
Depois de frio, junte as claras em neve ao recheio. Disponha o creme de cebolas em refratário ou assadeira de fundo falso forrado com Massa Brisé ou Massa Podre (Empada). Polvilhe o orégano e o parmesão reservado sobre a torta e leve ao forno em temperatura média até que doure. Sirva quente ou fria com salada verde.

Falso Ganache

Opção I:
01 lata de leite condensado cozido por 30min em panela de pressão
200gr chocolate meio amargo
Aqueça o leite condensado cozido no micro-ondas e bata na batedeira com o tablete de chocolate. Espalhe em seguida sobre o bolo e decore a gosto. A cobertura tem que ser rapidamente espalhada porque fica logo durinha.
Opção II:
01 lata de creme de leite com soro
04 colheres de sopa de açúcar
04 colheres de sopa de chocolate em pó (não use achocolatado)
Ponha todos os ingredientes numa panela e cozinhe em fogo baixo até ferver bem e soltar do fundo da panela.

Glacês de Confeitagem

Glacê de Leite Condensado:
01 lata de leite condensado
250 gr de gordura vegetal hidrogenada
01 c. de sopa de essência de baunilha
Bata a gordura na batedeira até obter um creme esbranquiçado e junte a baunilha ao mesmo. Faça um furo na lata de leite condensado e despeje aos poucos, sem parar de bater, até obter consistência de glacê. Evite fazer esse glacê em dias muito quentes, pois derrete com facilidade. Utilize-o na cobertura de bolos e tortas com bico de confeitar. Pode ser colorido com anilina comestível em pó, líquida (que mamãe usava naquele tempo...) ou gel. Se deixar o bolo na geladeira ele fica lindo, mas se estiver quente... derrete, mas não chega a escorrer.
Glacê Mármore:
250 gr de gordura vegetal hidrogenada em temperatura ambiente
200 ml de leite de coco
02 kg de Glaçúcar (açúcar de confeiteiro)
Em uma vasilha grande coloque a gordura vegetal hidrogenada e o leite de coco. Misture com uma colher, delicadamente, até as matérias incorporarem bem. Somente depois coloque o Glaçúcar aos poucos, juntando-o com as mãos à mistura. NÃO SOVE. Incorpore o Glaçúcar bem devagar até que o glacê desgrudar das mãos. Aplique pequenas porções no bolo começando pelas laterais e vá modelando com um alisador de pasta americana. O efeito no bolo é o mesmo da pasta e o sabor lembra aquela maravilhosa bala de coco que derrete na boca.
Glacê de Chocolate:
08 c. de sopa de leite
03 c. de sopa de manteiga
04 xícaras açúcar de confeiteiro peneirado
01 xícara de chocolate em pó
Derreta a manteiga no leite e despeje sobre o chocolate misturado com o açúcar. Mexa bem até adquirir ponto de pasta.

Glacê Real:
02 unidades de clara
500 gr de Glaçúcar (açúcar de confeiteiro)
01 c. de chá de suco de limão
Bata todos os ingredientes em batedeira na velocidade mínima até adquirir o ponto de glacê e utilize de imediato, pois seca rapidamente. Pode ser colorido a gosto.